14/03/2024
HomeSecretaria da SaúdeCentral de Regulação de Urgência e Emergência -192

Central de Regulação de Urgência e Emergência -192

O serviço de atendimento pré-hospitalar 24 horas do município de Itu conta com 10 viaturas, duas bases e uma central de regulação. O serviço é acionado pelo número 192. Ao acionamento, é aberto um talão de atendimento e a ocorrência é triada pelo médico regulador, após uma ambulância é acionada pelo rádio operador. O médico regulador também possui a função de dar condutas por telemedicina aos solicitantes ajudando e orientando aos primeiros socorros mesmo pelo telefone.

Além de executar o atendimento primário (ou pré-hospitalar) o serviço realiza também o transporte inter-hospitalar (transferências, avaliações ou exames) e altas médicas de acordo com protocolo.

O 192 integra todos os serviços municipais e estaduais de saúde e de segurança pública.

É gerido pela Sociedade Beneficente Caminhos de Damasco (SBCD) desde 2019.

Estrutura:

• Frota: Duas viaturas intermediárias (que podem ser transformadas em avançada na presença do médico) e quatro viaturas básicas.
  • Bases: o serviço possui uma base central e uma base descentralizada.
  • Base central: 7-19h: uma viatura intermediária e quatro básicas/ 19-7h: uma intermediária e uma básica.
  • Base Pirapitingui: 7-19h: uma viatura intermediária e uma básica/ 19-7h: duas básicas

Sala de Regulação Municipal 192 – Central de Controle:

A sala de regulação é composta por:

• 01 radio operador 24h por dia e 7 dias por semana
  • 01 TARM (telefonista)  24h por dia e 7 dias por semana
  • 01 médico regulador 24h por dia e 7 dias por semana

Os profissionais são todos da área da enfermagem/médica. Executam a abertura das ocorrências, triagem por classificação de gravidade em cores, orientações por telemedicina.

O sistema é todo informatizado, além de contar com tele monitoramento por GPS das viaturas em tempo real.

Endereço: Av. Nove de Julho, 691. Bairro Nossa Senhora Aparecida – 1º andar da UPA.

Fone : (11) 4025-1859 e (11) 4013-0832 ou 192