Widget Image
Secretarias
21/07/2019

Programa Criança Feliz

A partir de 2017 o município de Itu fez sua adesão a este Programa do Governo Federal e tem colocado suas ações como prioritárias no âmbito da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social.

Todo mundo torce para que seu bebê se transforme em um vencedor na vida. Estimular as crianças corretamente desde o começo é a melhor maneira de garantir essa vitória. O Programa Criança Feliz surge como uma importante ferramenta para que famílias com crianças entre zero e seis anos ofereçam aos menores as ferramentas para promover seu desenvolvimento integral.

Por meio de visitas domiciliares às famílias participantes do Programa Bolsa Família, as equipes farão o acompanhamento e darão orientações importantes para fortalecer os vínculos familiares e comunitários e estimular o desenvolvimento infantil.

Itu tem atualmente 7 (sete) visitadores capacitados em diversas áreas de conhecimento, como saúde, educação, serviço social, direitos humanos, cultura etc. A troca com as famílias será rica e constante. Assim, novos campeões serão criados e a luta pelo desenvolvimento social será vencida.

O município poderá atender até 200 famílias neste primeiro ano de atuação e deverá aumentar este número a partir da consolidação das ações.

Objetivos do programa

  • Promover o desenvolvimento infantil integral;
  • Apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento da criança;
  • Cuidar da criança em situação de vulnerabilidade até os seis anos de idade;
  • Fortalecer o vínculo afetivo e o papel das famílias no cuidado, na proteção e na educação das crianças;
  • Estimular o desenvolvimento de atividades lúdicas;
  • Facilitar o acesso das famílias atendidas às políticas e serviços públicos de que necessitem.