Widget Image
Secretarias
25/03/2024

Programa Criança Feliz

PARA QUE SERVE?

Todo mundo torce para que seu bebê se transforme em um vencedor na vida. Estimular as crianças corretamente desde o começo é a melhor maneira de garantir essa vitória.

O Programa Criança Feliz foi instalado em Itu em 2017, sendo o município um dos pioneiros no Estado a aderir ao Programa Nacional. É uma importante ferramenta para que famílias com crianças entre zero e seis anos ofereçam a seus pequenos meios para promover seu desenvolvimento integral.

QUEM PODE?

Indivíduos inseridos no CadÚnico, nas seguintes condições:

  • gestantes, crianças de até 3 (três) anos e suas famílias beneficiárias do Bolsa Família;
  • crianças de até 6 (seis) anos e suas famílias beneficiárias do BPC2;
  • crianças de até 6 (seis) anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida protetiva prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente.

 

COMO A CRIANÇA É ATENDIDA?

O corpo técnico do Programa Criança Feliz é responsável pelo contato direto com as famílias, por meio de visitas domiciliares periódicas e de ações que favoreçam o desenvolvimento da criança na primeira infância. O atendimento é realizado pelos visitadores, com o objetivo de promover o fortalecimento do vínculo entre criança e cuidador e estimular o seu desenvolvimento.

 

IMPORTÂNCIA DAS AÇÕES

  • Promover o desenvolvimento humano a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância;
  • Apoiar a gestante e a família na preparação para o nascimento e nos cuidados perinatais;
  • Colaborar no exercício da parentalidade, fortalecendo os vínculos e o papel das famílias para o desempenho da função de cuidado, proteção e educação de crianças na faixa etária de até seis anos de idade;
  • Mediar o acesso da gestante, das crianças na primeira infância e das suas famílias às políticas e serviços públicos de que necessitem;
  • Integrar, ampliar e fortalecer ações de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças na primeira infância e suas famílias.

Mais informações:

Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social:

Praça Dom Pedro I, 116 – CEP 13300-179 -Centro – Itu/São Paulo

Telefones: (11) 4013-0202 / 4022-0625 / 4025-5491 – E-mail: [email protected]

Ou

Procure seu CRAS de referência.