Widget Image
Secretarias
19/06/2019

Espaço Cultural Almeida Júnior

A sede da Secretaria Municipal de Cultura é o edifício hoje chamado de Espaço Cultural Almeida Júnior. Neste majestoso sobrado estão abrigados a Biblioteca Pública Municipal, a Discoteca Newton Costa, o Museu de Arte Sacra, a Pinacoteca Almeida Júnior, composta de réplicas de obras do pintor ituano, salas para leitura, pesquisa, mostras temporárias, recitais, cursos, palestras e encontros culturais.

O sobrado é tombado pelo órgão de preservação estadual – CONDEPHAAT. Em tempos coloniais nele existiu a casa do famoso bandeirante Pedro Leme da Silva e de seus filhos João e Lourenço Leme. Em meados do século 19 o abastado fazendeiro Bento Paes de Barros, capitão-mor de Itu e grande produtor de café, mandou construir uma nova casa, originalmente térrea. Pelos serviços relevantes prestados à vila, depois cidade de Itu, em 1846 ele foi agraciado pelo imperador Pedro II com o título de Barão de Itu. Pouco tempo residiu na casa, pois faleceu no mesmo ano de sua inauguração, em 1858. Em 1880, já no final do segundo reinado, o casarão foi vendido para o fazendeiro, político e advogado Francisco Emigidio da Fonseca Pacheco, que mandou construir o pavimento superior para abrigar sua família. Já no final do século19 o governo republicano de São Paulo comprou o sobrado, mandou executar reformas e, em 1896, nele instalou o Grupo Escolar Cesário Motta, um dos primeiros do estado.

Em 1989, quando o Grupo Escolar pioneiro já funcionava em outro local, o sobrado recebeu a denominação de, em homenagem ao notável pintor ituano.

Espaço Cultural Almeida Júnior
Endereço: Rua Paula Souza, 664, Centro Histórico
Fechado temporariamente para reforma.