Widget Image
Secretarias
26/10/2021
HomeSecretaria da SaúdeOutros Serviços

Outros Serviços

Saúde Escolar e Saúde do Adolescente – Vila Nova
Atende crianças com dificuldade nas questões relativas à saúde e aprendizagem além de orientação aos pais e professores. É preciso ter encaminhamento da rede SUS ou de unidades escolares e fazer agendamento no local. Atendimento integral à saúde do adolescente como prevenção as DSTs, planejamento familiar, reeducação alimentar, relacionamento familiar, processos fisiológicos e outros. Aceita encaminhamento de qualquer serviço de saúde e inclusive a livre procura.

Endereço: Rua Benedito Galvão, s/nº Vila Leis – Itu
Fone: 4025-0364


Projeto Nana Neném
Programa Nana Nenê tem como objetivos aumentar o índice de aleitamento materno exclusivo e contribuir para a diminuição da mortalidade infantil em Itu.
Para atingir esses objetivos, diversas ações são desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar constituída por assistente social, enfermeira e técnico de enfermagem, fisioterapeuta, fonoaudióloga, médica pediatra, nutricionista e psicóloga.
O Nana Nenê começa a na maternidade, com visita hospitalar à mãe e recém-nascido, orientação sobre o aleitamento materno. O programa dá segmento ao trabalho fazendo contato telefônico a todas as mães na primeira semana após a alta da maternidade, a fim de verificar as condições da mulher e de seu filho.
Os cuidados continuam com visita domiciliar, visando apoiar e incentivar a amamentação; atendimento ambulatorial dos casos com dificuldades para a amamentação e retornos programados; reuniões quinzenais para discussão de casos e avaliação de rotinas; ações educativas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com gestantes.
Além de todas as ações colocadas em prática pela equipe da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Itu, o Nana Nenê oferece, desde o ano passado, um diferencial em relação a projetos semelhantes em outros municípios: aplicação de laser na prevenção e tratamento de fissura mamária durante o período de aleitamento. A aplicação, que é realizada por uma fisioterapeuta, ajuda na cicatrização, alivia a dor e diminui o sangramento.

Endereço: Rua Dr. Benedito Galvão, s/n – Vila Nova  (Junto ao prédio do NAPE III)
Telefone: (11) 4013- 0961


CTA – Centro de Terapia Alternativa “ Olavo Gregório Gonçales”
As terapias alternativas são práticas voltadas para a saúde e bem-estar que não se enquadram na medicina tradicional. Muitas destas terapias são milenares, e fazem parte da tradicional medicina chinesa e de outros países orientais.
São chamadas terapias alternativas os métodos de tratamento que fogem ao que conhecemos como a medicina tradicional e outras modalidades reconhecidas pela ciência.
Entre as práticas mais procuradas estão a acupuntura e a medicina tradicional chinesa. Temos em nossos serviços: Fitoterapia, Homeopatia, Florais, Acupuntura, Quiropraxia, Massoterapia, acupuntura e reike.
O agendamento é feito no local e aberto a população geral.

Endereço: Rua Benedito Ramos da Silva, s/nº, Bairro São Camilo
Fone:  (11) 4024-0569.


Fonoaudiologia
Faz avaliação audiológica, do processo auditivo central e de aparelhos. Realiza atendimento aos distúrbios da comunicação, nas áreas de fala, voz, escrita e audição, além de trabalhar preventivamente através de palestras. O atendimento é agendado e necessita de encaminhamento que pode ser de toda rede SUS municipal e unidades escolares.
Setor de Fonoaudiologia “Amábile Trettel Salvador”
Endereço: Rua Dr João Batista de Souza, 73 – Jd Faculdade
CEP: 13309-063  – Itu/SP
Fone: 4013-3252


Centro de Fisioterapia
Realiza atendimentos de reabilitação em ortopedia, pacientes portadores de patologias pneumológicas, neurologias e vascular, incluindo atendimentos pré e pós-operatórios, mastectomizados, amputados e queimados. O atendimento é agendado e necessita de encaminhamento da rede SUS municipal.

Unidade de Fisioterapia “Kindú” – “Reolando de Arruda Carneiro “
Endereço: Rua Floriano Peixoto, 457 – Centro
Fone: 4025-0500

Unidade de Fisioterapia “Fátima de Lourdes Santos Francisco”
Endereço: Rodovia Waldomiro Corrêa de Camargo, nº 14, Vila Martins
Fone: 4019-9721


CAPs – Centro de Atenção Psicossocial
O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é um serviço de Saúde Mental do Sistema Único de Saúde (SUS) criado para reduzir e/ou substituir internações prolongadas ou definitivas de pessoas que passam por sofrimento psíquico grave. O objetivo principal é oferecer atendimento à população de sua área de abrangência, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social dos usuários à família, ao trabalho, lazer, cultura, esporte, ou seja, ao exercício da cidadania através de enfrentamento conjunto dos problemas.

CAPS Adulto – “ Dra. Silvia Helena da Costa Aguiar Merbach”
Trabalham em regime de porta aberta, isto é, sem necessidade de agendamento prévio ou encaminhamento, oferecendo acolhimento e atendimento domiciliar aos usuários partir dos 18 anos.
Quem procura o CAPS é acolhido e participa de um projeto terapêutico especifico para suas necessidades e demanda. É composta por uma equipe multidisciplinar onde avalia o quadro do usuário e indica o tratamento para cada caso.
Atua também no acolhimento a situação de crise, nos estados agudos de doença e intenso sofrimento psíquico.
A internação hospitalar só é indicada quando esgota todas as possibilidades terapêuticas possíveis.
Endereço: Rua Marechal Deodoro, 688 – Centro
Fone: (11) 4023-7250 – Fone/Fax: (11) 4403-8932.

CAPS INFANTIL – “ Neide Benedita Zacarias Tasca”
O CAPSI é um ambulatório diário, voltado para crianças e adolescentes de 2 a 17 anos e 11 meses.
Sendo um serviço de saúde destinado a acolhimento, atendimento individuais e em grupos para usuários de famílias, acompanhamento terapêuticos, oficinas, matriciamentos em escolas, unidades básicas e outras instituições, reunião em equipe e participação de rede.

Funcionamento
: Inicialmente é realizado um processo de avaliação em 3 fases:
– Entrevista individual com os pais.
– Observação lúdica da criança.
– Devolutiva com os pais para informação sobre o funcionamento em indicação de tratamento para criança. É necessária participação completa nesse processo para ser incluído no tratamento.

 Tratamento:
– (Psicoterapia individual ou em grupo “ conforme a necessidade da criança)
– Terapia ocupacional individual ou em grupo (conforme a necessidade da criança)
– Grupo de orientação para pais quando há indicação;
– Acompanhamento com assistente social em casos onde seja necessário.
Endereço: Rua Do Patrocínio, 67 – Centro
Fone: (11) 4013-3443 – Fone/Fax: (11)  4403-8932

CAPS AD – Álcool e Drogas
É uma unidade de saúde que presta atendimento a pessoas com transtorno decorrente do uso de substancia psicoativas e também de seus familiares.
É um serviço ambulatorial de atendimento das 07:00 as 17:00, voltado não só para o tratamento de usuários mais também para sua reinserção familiar, social e comunitária.
Conta com uma equipe multidisciplinar com atividades coletivas e individuais visando a diminuição de internação ou abandono do tratamento.
Para cada paciente é construído um plano terapêutico individual de acordo com a demanda.
Endereço: Rua do Patrocínio 131- Centro
Telefone: (11) 4013-3448


U.A.C. – Unidade de Avaliação e Controle
Faz a digitação, avaliação e controle de alguns sistemas do Ministério da Saúde tais como: SIGAB, SAI, Hiperdia, Sisprenatal, AIH, APAC, SIHD e FPOMAG e é através da digitação e avaliação destes sistemas que o Ministério da Saúde é informado de todos os atendimentos realizados no município.
Endereço: Prefeitura da Estância Turística de Itu
Av. Itu 400 Anos, 111 – Itu Novo Centro
CEP: 13303-500 – Itu/SP – 1º Andar – Secretaria da Saúde
Fone: (11) 4886-9812


Centro de Referência da Mulher “Maria de Lourdes Xavier Simoni”
Este ambulatório especializado em Saúde da Mulher realiza seus atendimentos por encaminhamentos vindos das unidades básicas de saúde. Após identificar alterações em exames como resultado de cito patologia oncótica ou mamografia encaminham as pacientes para o diagnóstico e tratamento. Também realiza o acompanhamento gestações de alto risco.
Contamos com equipe multidisciplinar com enfermagem, médico, assistente social, nutricionista, psicólogo, mastologista, ginecologista e pediatra.
São realizados exames de ultrassom pélvico, transvaginal e obstétrico, mamografia, colposcopia, cardiotocografia, e biópsia de mama.
Endereço: Rua Santana, 319 – Centro
CEP: 13300-220
Fone:  Ultrassonografia (11) 4013-1019  –  Recepção: (11) 4013-0112


PROGRAMA MELHOR EM CASA “Roberto do Amaral Gurgel ”
Com foco na assistência humanizada e a garantia de continuidade dos cuidados à saúde, o Serviço de Assistência Domiciliar (SAD) possibilita a desinstitucionalização de pacientes que se encontram internados nos serviços hospitalares, além de evitar hospitalizações desnecessárias de acordo com os princípios do Sistema Único de Saúde. O Serviço de Assistência Domiciliar é formado por profissionais da equipe multidisciplinar, que trabalham de forma alinhada para proporcionar uma assistência integral e segura.
O público atendido são as pessoas com impossibilidade física de locomoção até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e cujo problema de saúde exige maior frequência de cuidado, recursos de saúde e acompanhamento contínuo. Desenvolvendo assistência domiciliar para pacientes mais graves ou com necessidades de média complexidade através de orientação ao cuidador.
As visitas são programadas pela equipe que avalia a gravidade do problema. Nossa cidade conta com 2 equipe de atendimento domiciliar composta por enfermeiro, medico, técnico de enfermagem, e 1 equipe de atendimento multidisciplinar que conta com assistente social, cirurgião dentista, fisioterapeuta, fonoaudiologia, nutricionista e psicólogo.
Endereço: Rua Ernesto Gatti, 298 – Vila Gatti
Fone:  (11) 4850-8221


CAIME – Centro de Atendimento ao Idoso Municipal Especializado
O objetivo do CAIME é prestar assistência multidisciplinar ambulatorial, através de ações de prevenção, diagnóstico, terapia, reabilitação e de atividades no Centro de Convivência da Melhor Idade, estimulando o envelhecimento ativo.
O serviço oferecido atendimento geriátrico (médico, enfermagem, fisioterapia, nutrição). O ambulatório está inserido no mesmo espaço do Centro de Convivência para a Terceira Idade.
Com a implantação do CAIME Itu estabelece compromissos com a saúde da população idosa de nossa cidade, visando uma vida mais saudável e uma melhor qualidade de vida.
O serviço conta com atendimentos médico e odontológico especializados, enfermagem, nutricionista e fisioterapia. Os pacientes idosos em situação de risco serão triados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) para avaliação em ambulatório e serão direcionados para as atividades da Melhor Idade; e os frequentadores do Centro de Convivência que necessitarem também serão encaminhados, após avaliação nas UBS, para o CAIME.
Endereço: Rua Cláudio Fonseca, 338 – Parque Nossa Senhora da Candelária
Telefone: (11) 4850-8040


EXPRESSO SAÚDE ASSENTAMENTOS/ RURAL
O Expresso Saúde Zona Rural tem como objetivo atender os usuários da zona rural com dificuldades para deslocamento para tratamento em UBS mais próxima de seus domicílios (casos que não se enquadram no perfil de atendimento do SAD/Melhor em casa). Realiza coleta de exames laboratoriais, coleta de citologia oncótica, procedimentos invasivos (troca de Sondas, injetáveis, curativos, etc.), participa de campanhas de vacinação melhorando a cobertura vacinal nas micro áreas e realiza ações educativas.
É composta por enfermeira assistencial, médico generalista e 2 técnicas de enfermagem e 10 Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) que residem em sua área de abrangência.
O município de Itu tem 60% da população residente em áreas rurais de difícil acesso às unidades de saúde, em 2004 foi criado o Serviço Expresso Saúde Zona Rural para melhor atender essa população.
O Programa abrange as seguintes áreas: Portal São Tiago e Terras de Santa Elizabeth, Loteamento Beira Rio e Morro Redondo, Santa Hortência, Loteamento Eldorado, Bairro Taquaral, Terras de Santa Maria, Apotribu e Berro D´Água.
As consultas médicas são distribuídas quinzenalmente em áreas com maior número populacional e mensal na região de menor número, bem como consultas de enfermagem e realização de exames.
Cada ACS da Zona Rural é encarregado de enviar uma lista de paciente que necessitam de atendimento médico e a equipe realiza uma triagem para definir quais pacientes receberão esse atendimento de acordo com a complexidade de cada caso e impossibilidade de se dirigir a UBS para atendimento.