Desde a Santa Casa de Itu, oficialmente inaugurada em 1867, cidade não contava com hospital próprio
A inauguração do Hospital Municipal Dr Emilio Chierighini, foi realizada no dia 2 de fevereiro, como parte das comemorações do 409º aniversário de Itu. “O Hospital Municipal promoverá uma mudança histórica no atendimento de saúde em Itu”, destaca o prefeito Guilherme Gazzola.
O equipamento, que dispõe de 42 leitos (entre enfermaria clínica, centro cirúrgico com duas salas, recuperação pós-anestésica e unidade de cuidados intensivos), é o primeiro hospital municipal após o término do funcionamento da Santa Casa de Misericórdia de Itu, modelo de atendimento em séculos passados.
Fundado pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Itu em 1840, o Hospital São João de Deus (conhecido como Santa Casa) foi inaugurado solenemente em 1867. No período de 1991 a 2003, a Santa Casa de Itu permaneceu sob intervenção do Governo do Estado. Em 2003, a Sanatorinhos Ação Comunitária de Saúde assumiu a terceirização da gestão e, desde 1º de novembro de 2009, a mesma está sob responsabilidade da Sociedade Beneficente São Camilo.
Em breve também funcionará, nas dependências do Hospital Municipal, um Centro de Diagnósticos equipado com Tomógrafo, Raio X Digital e Ultrassom, todos equipamentos novos e com tecnologia de ponta.