Widget Image
Secretarias

Zoonoses

Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Itu é o órgão responsável pelo controle de agravos e doenças transmitidas por animais (zoonoses), por meio do controle de pragas urbanas e pelo controle das populações de animais domésticos como cães e gatos.

Ao contrário do que muita gente pensa, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), não cuida de animais, mas de doenças que eles podem transmitir para os serem humanos como:  Leptospirose, Doença de Chagas, Febre Maculosa, Raiva entre tantas outras que podem levar as pessoas à morte.

As ações realizadas pelo CCZ com intuito de atingir os objetivos acima são:

  • Controle da população de cães e gatos no município
    Controle da Reprodução

O CCZ de Itu apresenta um programa permanente de castração de cães e gatos, através do método cirúrgico de Ovario-Salpingo – Histerectomia (fêmeas) e Orquiectomia (machos). Essa técnica promove o mais eficiente controle populacional de cães e gatos nos centros urbanos, atingindo a causa da superpopulação de animais, devido às proles numerosas dessas espécies que podem atingir a maturidade a partir de 6 meses de idade. Esse programa é fundamentado em lei municipal direcionada para população de baixa renda e para pessoas que adotam um animal no CCZ ou em nossas feiras de adoção.

Programa de Adoção com Posse Responsável

A Adoção com Posse Responsável tem grande importância para a Saúde Pública. Esse programa tem apoio da Secretaria Estadual da Saúde e do Instituto Pasteur, pois diminui o risco de agravos para a população, uma vez que o animal recolhido da rua passa a ter proprietário devidamente orientado pelos profissionais do CCZ, em como cuidar do animal, comprometendo-se a assumir uma série de deveres centrados no atendimento das necessidades físicas, psicológicas e ambientais do animal adotado, assim como prevenir os riscos (potencial de agressividade, transmissão de doenças, ou danos a terceiros) que seu animal possa causar.

A metodologia usada baseia-se na adoção de animais adultos no próprio CCZ após triagem, e os animais mais jovens são selecionados para Feira de Adoção, realizada 01 vez ao mês, aos sábados, em praça pública central da cidade. O CCZ também realiza Feira de Adoção quando solicitado por empresas, estabelecimentos comercias ou eventos específicos para cães e gatos.

A adoção é permitida somente para adultos, mediante o preenchimento e assinatura do “Termo de Posse responsável” onde a pessoa se compromete legalmente a cuidar bem do animal.

  • Controle Profilático de Moléstias Infecto-Contagiosas de cães e gatos espécie – especifica e zoonoses

Calendário de Vacinação
No ato da adoção, o proprietário recebe um documento que o orienta quanto ao esquema de vacinação para cães ou gatos.

Campanha de vacinação Anti-Rábica
O CCZ realiza anualmente a Campanha de Vacinação Anti-Rábica para cães e gatos, nos meses de Agosto e Setembro, nas zonas urbana e rural.

 Atendimento Ambulatorial
O CCZ conta com veterinários especializados, que realizam atendimento clinico de cães e gatos diariamente para população de baixa renda nas dependências do CCZ.

Recolhimento Seletivo de animais

Por recolhimento seletivo entende-se tanto ao atendimento às solicitações da população para remoção de animais existentes nas proximidades de sua comunidade, os quais encontram-se nas seguintes condições:

  • Com doença já manifestada ou em estado de convalescença e os portadores de enfermidades espécies –específicas ou de zoonoses.
  • Agressivos (agressão direcionada às pessoas ou animais e sem provocações).
  • Promotores de agravos físicos (mordedura, arranhaduras).
  • Causadores de danos ao meio ambiente.
  • Em sofrimento (apresentando fraturas, hemorragias, impossibilidade de locomoção, mutilação, feridas extensas ou profundas).

O CCZ conta com pessoal especializado e viatura equipada para realização desse recolhimento.

  •  Outros serviços:

 Agentes sanitários

O CCZ conta com equipe especializada formada por agentes fiscais sanitários, para atendimento às demais notificações da população que venham a comprometer a saúde pública, como por exemplo: contato direto com animais, artrópodes ou seus dejetos que possam transmitir doenças aos homens. Ex: Pombos, morcegos e carrapatos. Nestes casos os agentes dirigem-se ao local para averiguação e orientação preventiva.

Envio de material para diagnóstico

Para este trabalho contamos com profissionais devidamente habilitados para coleta e preparo de material para envio ao laboratório, principalmente para diagnóstico de raiva em casos suspeitos de cães, gatos e morcegos.

Endereços:

Centro de Controle de Zoonoses “São Francisco de Assis”
Avenida Sete Quedas, 1038 – Vila Progresso
Fone: (11) 4023-1505
WhatsApp: (11) 93231-9925
Horário de Atendimento: 08:00 às 17:00

 Centro de Controle de Zoonoses Vila Martins
Dr. Abel Lemes, 01 – Vila Martins
Fone: (11) 4019-1267
Horário de Atendimento: 07:00 às 16:00