Widget Image
Secretarias
16/03/2024
HomeAcessibilidade

Acessibilidade

A Prefeitura de Itu pensando em viabilizar o acesso a informação para todos vem trabalhando em adequações de acessibilidade em seu site oficial.

Procuramos adicionar vídeos sempre com legendas, e as imagens que acompanham nossos textos informativos possuem textos alternativos para auxiliar na compreensão do que é apresentado.

Teclas de atalho

Aumentar a fonte: as pessoas com baixa visão ou demais dificuldades poderão aumentar a fonte do portal no atalho:

Ctrl Shift + = Aumentar a fonte do portal;

Ctrl Shift – = Retorna para a fonte original.

Afim de facilitar o acesso de todos, disponibilizaremos links de sites referente à acessibilidade:

Leitores de tela Gratuitos

Orca

Assim como o NVDA, o Orca também é um sofware gratuito e de código aberto. O diferencial aqui é que ele roda em Sistema Operacional Linux. O Orca além de leitor de tela é também um ampliador de tela, possibilitando ao deficiente visual a utilização de apenas um programa para tornar o sistema acessível.

Dosvox

O sistema Dosvox não é propriamente um leitor de telas, mas um sistema de acesso a computadores para deficientes. Possui recursos interessantes, como editor de texto, calculadora, agenda, jogos, dicionário etc.

NVDA

O primeiro software open source da nossa lista é totalmente gratuito e ainda pode ser modificado para receber melhorias. Baixe NVDA grátis.

Libras: o portal utiliza o Vlibras, um recurso que traduz todo conteúdo em formato digital para a língua brasileira de sinais (LIBRAS). Tornando assim, todos os conteúdos acessíveis para pessoas com deficiência auditiva.

Download: http://www.vlibras.gov.br/