HomeGestões AnterioresPluviômetro automático é instalado no Paço Municipal

Pluviômetro automático é instalado no Paço Municipal

Aparelho meteorológico é usado para medir a quantidade de chuva precipitada durante determinado tempo e local

Um pluviômetro automático foi instalado no Paço Municipal na manhã desta terça-feira (16/12). A instalação é fruto de parceria entre a Defesa Civil e o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), vinculado à SEPED (Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisas e Desenvolvimento), do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação).

Este projeto tem o objetivo de ampliar a rede de monitoramento pluviométrico no Brasil para melhorar a previsão de desastres naturais e reduzir os danos socioeconômicos e ambientais.

Os equipamentos que estão sendo instalados em Itu enviam os dados de forma automática para o Cemaden e não necessitam de energia elétrica para funcionar. Os aparelhos formarão uma rede nacional de colaboração para redução de desastres, em conjunto com órgãos governamentais.

Até o momento já foram instalados quatro aparelhos (Paço Municipal, Centro Administrativo Regional do Pirapitingui, sede da Guarda Civil Municipal e Estrada da Glória). Os outros quatro pluviômetros serão instalados na Fazenda da Serra e nos bairros Portal do Éden, Varejão e Vale das Brisas.

Texto e fotos: Daniel Assis de Alcântara / Prefeitura de Itu

(16/12/14)