Widget Image
Secretarias

Atrativos Religiosos

SONY DSC

Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária

A Matriz de Nossa Senhora da Candelária é considerada o maior patrimônio do barroco paulista, foi inaugurada em 1780 sob orientação do Padre João Leite Ferraz, ao longo dos séculos, recebeu sucessivas intervenções, em especial a da fachada executada pelo arquiteto Ramos Azevedo e o engenheiro Paula Souza. Com o interior adornado em estilo barroco e rococó, abriga obras primas em talha, pinturas dos artistas José Patrício da Silva, Padre Jesuíno do Monte Carmelo e Almeida Júnior.
No teto da sacristia há pinturas da artista italiana Lavínia Cereda, de 1878 e foram executadas a pedido do Padre Miguel Corrêa Pacheco. Seu órgão de tubos é de 1883, da renomada marca francesa Cavaillè-coll.

Telefone: (11) 4022-0819 e 4023-0638.
Endereço: Praça Padre Miguel – Centro.
Visitação: Segunda a sexta das 7 horas às 13 horas e das 14 horas às 18 horas, sábados e domingos das 7 horas as 12 horas e das 14 horas as 20 horas
Missas: Segunda a sexta às 12 horas, sábados às 19 horas e aos domingos às 7 horas, 10 horas e às 19 horas.
Site: www.dj.org.br/paroquia-nossa-senhora-da-candelaria-itu
E-mail: [email protected]

____________________________________________________________________________________________

11

IGREJA DO BOM JESUS E SANTUÁRIO NACIONAL DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

A Igreja do Bom Jesus fui inaugurada em 1765 e teve como seu construtor o Padre Manoel da Costa Aranha. Foi erguida no local onde existiu a primitiva capela de Nossa Senhora da Candelária, construída no início do século XVII por Domingos Fernandes, o fundador da cidade de Itu. Na sua fachada podem ser visto as imagens dos quatro evangelistas (Mateus, Marcos, Lucas e João).
Anexa a Igreja, desde 1904, há o Santuário Nacional do Sagrado Coração de Jesus, devoção trazida no século XIX pelo Padre Bartholomeu Tadei.

Telefone: (011) 4022-3871.
Endereço: Praça Padre Anchieta – Centro.
Visitação: de terça a domingo das 8 horas às 12 horas e das 14 horas às 18 horas.
Missas: As quartas e sextas as 17h30, domingos às 8h30 e às 18h.
E-mail: [email protected]

____________________________________________________________________________________________

10

IGREJA E COLÉGIO DE NOSSA SENHORA DO PATROCÍNIO

Idealizada por Padre Jesuíno do Monte Carmelo, arquiteto, operário, artista e devoto de Nossa Senhora do Patrocínio, foi inaugurada em 1820, recebendo alterações arquitetônicas no final do século XIX. A igreja ficou famosa a partir de 1859, quando passou a abrigar o primeiro colégio para meninas da província de São Paulo, sob a responsabilidade das irmãs de São José que vieram da cidade de Chambery na França.
Na Igreja está sepultada sua primeira superiora, Madre Maria Theodora Voiron, cujo processo de canonização está em andamento.

Visitação:
Informações pelo telefone:
(11) 4013-7040.
Endereço:
Praça Regente Feijó, 172 – Centro.

____________________________________________________________________________________________

12

IGREJA, CONVENTO E SEMINÁRIO DE NOSSA SENHORA DO CARMO

O Convento do Carmo foi construído no século XVIII, possuindo então rico patrimônio em terras, escravos e obras de arte. Em 1782 inaugurou-se a Igreja, que surgiu da ampliação da capela-mor e sacristia do Convento. No interior da Igreja há pinturas no forro da capela-mor e da nave de autoria do Padre Jesuíno do Monte Carmelo, e um belíssimo conjunto de imagens sacras, chamadas de Imagens do Triunfo do Nosso Senhor, todas esculpidas em madeira no século XVIII pelo artista Pedro da Cunha, na cidade do Rio de Janeiro. Todo o conjunto é tombado como monumento histórico nacional.

Telefone: (11) 4023-1919.
Endereço: Praça da Independência, 185 – Centro.
Missas: Terça a Sábado às 18h, Domingo às 9 horas e às 18 horas.
E-mail: [email protected]

____________________________________________________________________________________________

IGREJA DE SANTA RITA DE CÁSSIA

Mathias de Mello Rego e outros, com provisão do Bispo do Rio de Janeiro e tendo como vigário da paróquia Félix Nabor de Camargo, erigiram esta capela em honra de Santa Rita de Cássia, no ano de 1728. Situada no então ”arrebalde de vila”, no velho caminho que seguia para a cidade de Jundiaí, a igreja de Santa Rita é um dos mais antigos monumentos religiosos da cidade de Itu, preservando em seu interior a arquitetura original.

Telefone: (11) 4023-7343.
Endereço: Rua: Santa Rita – Centro.
Visitação: de segunda a sexta das 7h às 11h e das 13h às 16h e aos sábados das 8h às 12h.

____________________________________________________________________________________________

IGREJA DE SÃO BENEDITO

Dentre todas as igrejas do centro histórico de Itu, a mais nova é a de São Benedito. Situada na Rua Santa Cruz, esquina com o Passeio Público Marcos Steiner, teve iniciada sua construção a 29 de junho de 1908, em terreno doado por um italiano de nascimento e fervoroso devoto de São Benedito, que há muito residia nesta cidade e aqui havia constituído família, chamado Miguel Véspoli. Numa demonstração de devoção do povo ituano, a Irmandade de São Benedito conseguiu através de doações, construir esse belo templo.
Toda a população queria contribuir com alguma coisa para sua edificação: uns doavam dinheiro, outros, material de construção e outros ainda doavam a mão-de-obra e dias inteiros de trabalho. Em 22 de maio de 1910, mesmo não estando ainda concluídas todas as obras foi realizado o benzimento da nova igreja pelos Padres José Visconte, Elisiário de Camargo Barros e Bassano Faine. No interior do templo encontram-se várias imagens que pertenciam ao antigo Convento de São Francisco que se localizava na Praça Dom Pedro I.

Telefone: (11) 4022-4971. 
Endereço: 
Rua: Santa Cruz, 600 – Centro.
Visitação: De terça a sexta das 13h às 17h, sábados das 8h às 12h e domingos das 9h30 as 10h30.
Missas: Domingos às 11h.

____________________________________________________________________________________________

IGREJA DE SÃO LÁZARO E NOSSO SENHOR DO HORTO

Esta capela, segundo informa Azevedo Marques em 1879, fica a um quilometro da cidade e pertence ao hospital de lázaros. A capela e o hospital foram edificados pelo benemérito ituano Padre Antônio Pacheco e Silva, e foram as obras concluídas em 1806. A partir de 1869, Padre Bento Dias Pacheco entrou como capelão, ficando conhecido por sua caridade e dedicação aos doentes pobres. Padre Bento faleceu em 1911, e desde então a antiga capela do Senhor do Horto tomou seu nome.

Telefone: (11) 4022-3841.
Endereço: Rua: José Balduíno do Amaral Gurgel – Bairro Padre Bento.
Visitação: De terça a sexta das 8h às 12h, sábados das 8h às 11h30.
Missas: Quintas e sextas-feiras às 7h, sábados às 18h e domingos às 07h, 10h e 18h.
Site: http://www.dj.org.br/paroquias/itu/senhor-do-horto-e-sao-lazaro
E-mail: [email protected]

____________________________________________________________________________________________

MOSTEIRO CONCEPCIONISTA NOSSA SENHORA DAS MERCÊS

O Convento foi fundado em 25 de dezembro de 1.825 por Frei Inácio de Santa Justina e seu grande auxiliar foi o padre Elias do Monte Carmelo. Foi incorporado à ordem Imaculada Conceição em 17 de Fevereiro de 1.952, formando-se então, canonicamente, Mosteiro Concepcionista, funcionou no antigo Mosteiro já demolido, de 1824 até 1967, na Praça Regente Feijó.
A atual igreja foi construída, em 1967, juntamente com o Mosteiro Concepcionista, é uma obra de arquitetura moderna, do Ituano Dr. Walter Toscano. Neste Mosteiro é produzido e distribuído às famosas pílulas de Frei Galvão, também há uma loja que vende licores e doces produzidos pelas monjas.

Visitação:
Informações pelo telefone:
(11) 4024-3020.
Endereço: Rua Madre Maria Basília, 476 – Centro.