Widget Image
Secretarias
18/11/2018

Os exageros

2014_04_08_orelhao_00

ORELHÃO DE ITU

O Orelhão de Itu é um dos principais pontos turísticos da Estância Turística de Itu, e um dos responsáveis pela fama da “cidade onde tudo é grande”. Graças ao humorista Simplício, que tinha um quadro no programa “A Praça da Alegria” na extinta TV Tupi, foi que Itu desabrochou para o Turismo.
O Orelhão foi cedido pelo ex-ministro das Comunicações, Higino Corsetti, e instalado pela TELESP em 1973, operadora de telefonia da época, sendo depois, reformado pela Companhia Telefônica, na Praça da Matriz. Homenageado com um banquete na cidade, Higino Corsetti, encerrou seu discurso com as seguintes palavras: “O Brasil é grande, mas eu sei que Itu é maior. E a Telesp não podia deixar de instalar, na cidade um orelhão à altura da sua fama”, com sete metros de altura.
No começo os habitantes da cidade duvidaram que a Telesp pudesse instalar um orelhão gigante na cidade, mas isso aconteceu. Feito na mesma fábrica que produzia os orelhões comuns, nasceu o “Orelhão de Itu”, atraindo a curiosidade de turistas e visitantes.
Em 2000, com a privatização da Telesp pela Telefônica, o Orelhão foi reformado. Em 2012, com a mudança de nome da operadora de telefonia fixa que atua no Brasil a cidade de Itu teve a imagem de um dos seus grandes símbolos mudada pela terceira vez. O orelhão gigante que se encontra na Praça Padre Miguel (Matriz) foi pintado com as cores roxo e cinza, da operadora Vivo.

Endereço: Praça Padre Miguel – Centro.

_______________________________________________________________________________________

01

SEMÁFORO GIGANTE

Instalado na Praça Padre Miguel, a mesma praça do Orelhão de Itu, o Semáforo Gigante está diante da Igreja Matriz Nossa Senhora da Candelária.
Criado originalmente na década de 1970, o Semáforo Gigante passou por uma reforma no final dos anos 80 e mantém-se em funcionamento até hoje.
Apesar do tamanho exagerado, fazendo alusão à fama do município, o Semáforo Gigante serve de fato como sinalização de trânsito, devendo ser respeitado pelos motoristas e pedestres.

____________________________________________________________________________________________

LOJAS DE SOUVENIRES

Em função da fama de “tudo grande”, Itu possui uma série de lojas voltadas ao comércio de objetos em tamanhos proporcionais. São centenas de itens, que vão desde chaveiros, lápis, borrachas, até utensílios de higiene pessoal em escala ampliada.
As lojas de souvenires exagerados situam-se em sua maioria ao redor da Praça Padre Miguel, famosa pelo Orelhão de Itu, são elas: O Gigantão, (11) 4022-7287, Exótica, 4022-7309, O Lembranção 4022-7372 e Lembranção do Carmo 9519-0619 9996-3448.

____________________________________________________________________________________________

PRAÇA DOS EXAGEROS

Localizada ao lado do Centro Esportivo e de Lazer “Franco Montoro”, a Praça dos Exageros é um parque temático que possui diversos objetos em tamanho gigante, retratando assim a fama da cidade. Neste local podem ser encontrado em formato gigante, um jogo de xadrez, joaninhas, formigas, um jogo de lápis, um interfone, um caixa eletrônico e uma trena no formato de escorregador. Entre as atrações do local, estão também, dois bonecos do personagem Simplício, vivido pelo humorista ituano Francisco Flaviano de Almeida, que durante décadas colocou o município no cenário nacional e ajudou a transformar Itu na “Cidade dos Exageros”.