Widget Image
Secretarias

Museus

MUSEU REPUBLICANO “CONVENÇÃO DE ITU”
No ano de 1867, foi reformado este elegante sobrado, instalando-se em sua fachada o revestimento em azulejo, para ser a residência de Francisco de Almeida Prado. Por herança passou a pertencer aos irmãos Carlos e José de Almeida Prado.
Foi nesse prédio que, a 18 de abril de 1873, realizou-se a reunião que efetivou as bases do Partido Republicano Paulista, mais conhecida como Convenção de Itu. No Cinqüentenário dessa Convenção, o sobrado foi transformado em 1.923, pelo então Presidente do Estado Washington Luís Pereira de Sousa em museu, o qual possuí valioso acervo relativo aos republicanos históricos e à memória de Itu.
Também se destaca a coleção de objetos que pertenceram ao primeiro Presidente Civil do Brasil, o ituano Prudente de Moraes. Em seu saguão de entrada há vários painéis de azulejos com cenas que apresentam uma narrativa da história de Itu entrelaçada a momentos chave da história nacional.

Visitação:
Informações pelo telefone: (11) 4023-0240 / 4023-2525
Endereço
: Rua Barão do Itaim, 67 – Centro.
Sitewww.mp.usp.br/museu-republicano | E-mail[email protected]


MUSEU DA ENERGIA
Defronte ao antigo sobrado que pertenceu ao Barão de Itu, existe um outro casarão, que possui uma elegante fachada ornada com azulejos portugueses. Por volta do ano de 1865, era a residência do Tenente Antônio Correa Pacheco e Silva, irmão do Padre Miguel Correa Pacheco. Posteriormente foi morada de Dona Ignácia Correa Pacheco, mulher à frente de seu tempo. Com a morte de sua proprietária, este sobrado no ano de 1908 passou a abrigar a Companhia Ituana da Força e Luz, em 1927 foi vendida para a empresa Light and Power e finalmente em 1981 a estatal Eletropaulo se tornou a proprietária do imóvel, que o doou em 1998 a Fundação Energia e Saneamento, que iniciou o seu restauro. O Museu da Energia de Itu foi inaugurado em 14 de dezembro de 1999.

Visitação:
Informações pelos telefones: (11) 4022-6832 e 4013-1038.
Endereço
: Rua Paula Souza, 669 – Centro.
Site: www.museudaenergia.org.br/unidades/museus-da-energia/museu-da-energia-de-itu.aspx
E-mail[email protected]


MUSEU DA MÚSICA
O Museu tem o objetivo de conservar partituras ituanas e a guarda permanente de coleções de instrumentos musicais e coleções de músicas de antigos ituanos. A cidade possui uma tradição musical que remonta três séculos, desde os mais antigos mestres de capela conhecidos, que atuaram em Itu no final do século XVII.
Esse movimento cultural em torno da música só cresceu durante todo esse tempo, em diversas áreas: nas músicas sacra e erudita, patrocinadas pela elite local, mas também nas manifestações do povo: as modas de viola, as umbigadas e o famoso samba de terreiro, as serestas, lundus, modinhas, as bandas, enfim, o saber e o fazer musicais, partes integrantes e fundamentais da vida de uma cidade e especialmente de Itu.

Visitação:
Informações pelo telefone: (11) 4022-1248
E-mail: [email protected]
Endereço
: Rua Floriano Peixoto, 480 – Centro.