HomeMeio AmbienteProjeto Plantar presenteia mães na maternidade com mudas

Projeto Plantar presenteia mães na maternidade com mudas

Imagem mostra a Secretária de Saúde Janaina Guerino em pé junto a uma mãe que foi presenteada pelo Projeto Plantar, sentada com seu bebê no colo.

O intuito do Projeto Plantar é que a muda cresça junto com o bebê, fazendo uma alusão ao cuidado e desenvolvimento

Na manhã desta sexta-feira (17/11), a secretária de Saúde, Janaina Guerino de Camargo, esteve na maternidade da Santa Casa de Itu para fazer a entrega de mudas de araçá-vermelho para as puérperas que receberam alta com seus bebês recém-nascidos. O objetivo é que os pais possam acompanhar o crescimento da muda junto com o desenvolvimento do bebê. A entrega faz parte do Projeto Plantar, que teve início a cerca de dois meses, uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Nana Nenê, e a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, que oferece as mudas diretamente do Viveiro Municipal.

São vários tipos de mudas disponibilizados pela Secretaria de Meio Ambiente. O araçá-vermelho, entregue nesta sexta-feira, é uma fruta redonda que apresenta sabor equilibrado, entre o ácido e adocicado, e pode ser cultivada em espaços pequenos. Além da muda, a mãe recebe orientações sobre os cuidados com a planta, como a quantidade de água e luz necessária.

Janaina destaca a importância do cuidado com a mãe neste momento tão frágil, que é o puerpério. “Esse presente que oferecemos depois do nascimento da criança é uma forma de humanizar o tratamento. A Santa Casa e o Nana Nenê oferecem apoio emocional e informações claras sobre cuidados pré e pós-parto para todas as mamães, buscando promover o bem-estar físico e emocional delas. A muda é apenas uma maneira simbólica de mostrar esse carinho que nós temos, fortalecendo os laços familiares e contribuindo para uma experiência acolhedora”, ressaltou a Secretária de Saúde. Além disso, Janaina também enfatizou que Itu segue investindo na Primeira Infância, colocando em prática o que está previsto no Plano Municipal pela Primeira Infância de Itu.

Sobre o Plano Municipal pela Primeira Infância de ItuO Plano Municipal pela Primeira Infância de Itu (PMPI-Itu) foi lançado em 2022. O Plano possui um horizonte temporal de 10 anos e prevê ações do poder público para assegurar o desenvolvimento integral das crianças nessa faixa etária. A estrutura do PMPI-Itu é composta por cinco eixos estratégicos que compreendem: Eixo I – Intersetorialidade; Eixo II – Educação; Eixo III – Saúde, Eixo IV – Promoção Social e Eixo V – A Criança e o Espaço.