HomeCulturaFormação do movimento Cinco Básicos Brasil é ministrada em Itu

Formação do movimento Cinco Básicos Brasil é ministrada em Itu

Imagem mostra a representante do movimento Cinco Básicos Brasil, Maria Rodrigues junto a equipe da Prefeitura de Itu em frente ao palco após a conclusão da palestra movimento Cinco Básicos Brasil

A palestra sobre o movimento Cinco Básicos Brasil foi promovida como parte da Semana da Primeira Infância 2023

Como parte da Semana da Primeira Infância 2023, colaboradores da Prefeitura de Itu se reuniram, na manhã desta terça-feira (29/08), no auditório do Paço Municipal, para participarem da palestra ministrada pela representante do movimento Cinco Básicos Brasil, afiliado ao The Basics Learning Network, Maria Rodrigues. A formação foi proporcionada pelo Instituto Tecendo Infâncias, que é parceiro da Prefeitura de Itu nas ações pela primeira infância. O secretário municipal de Esportes e coordenador do Comitê pela Primeira Infância de Itu, Gilmar Dias Pereira, esteve entre as autoridades que prestigiaram o evento, além da diretora executiva e da presidente do Conselho Consultivo do Instituto Tecendo Infâncias, Adriane Menna Barreto e Maíra dos Reis Gazzola Schincariol.

O movimento Cinco Básicos tem como missão promover equidade no desenvolvimento infantil do nascimento aos cinco anos. Filiado à The Basics Learning Network, organização sem fins lucrativos que foi incubada na Achievement Gap Initiative da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, o Cinco Básicos são: Dar muito amor e controlar o estresse; Falar, cantar e apontar; Contar, agrupar e comparar; Explorar através do movimento e brincadeira; Ler e discutir histórias.

O Cinco Básicos comunica, de forma simples e divertida, informações baseadas em evidências científicas para pais e cuidadores de crianças. Da formação em Itu, participaram 130 servidores municipais de diferentes secretarias e diretamente ligados ao atendimento infantil e de suas famílias.

A Semana da Primeira Infância 2023 teve início nesta segunda-feira (28/08) e prossegue até o próximo final de semana (02 e 03/09), data em que ocorrerão a “Manhã das Crianças”, no sábado e a Corrida das Crianças, no domingo. Ao longo de toda a semana diversas atividades estão sendo realizadas e, no sábado (02/09), uma programação especial foi preparada para ocorrer na Prefeitura e no Parque Taboão, a partir das 9h. Confira a programação: https://itu.sp.gov.br/primeirainfancia2023/