Widget Image
Secretarias
16/09/2019
HomeCulturaExposição na Casa da Praça marca 50 anos da Biblioteca Olavo Valente

Exposição na Casa da Praça marca 50 anos da Biblioteca Olavo Valente

No dia 02 de fevereiro, data do aniversário d Itu, a Biblioteca Municipal “Professor Olavo Valente de Almeida” completou 50 anos. Para comemorar essa data a Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, realizou nesta terça-feira (03/02) a abertura da mostra “50 anos da Biblioteca Municipal” com exemplares de livros raros e antigos pertencentes ao local. O evento, realizado na Casa da Praça, foi prestigiado por dezenas de pessoas, dentre elas a primeira-dama Zélia Vaccari Gomes, a secretária municipal de Cultura, Allie Marie Queiroz e o rotariano João Valente, membro da família do patrono da biblioteca.

Os visitantes podem ver uma coleção de Voltaire, a mais antiga da biblioteca, datada de 1825, com 75 volumes que pertenceu ao príncipe russo Igor Nicolaievich Dolgorukij, que viveu em São Paulo e foi professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Usp (Universidade de São Paulo). O príncipe Igor pertencia a família imperial russa e foi expatriado após a Revolução Russa, em 1917.

Também é possível apreciar 30 facsimiles encadernados de exemplares do Correio Brasiliense; uma Revista Cruzeiro sobre a eleição do Papa João XXIII e uma outra do Papa Paulo VI; um álbum de figurinhas de ícones midiáticos dos anos 60; um exemplar de Incidente em Antares, de Érico Veríssimo autografado pelo autor entre outras raridades e curiosidades.

A exposição segue até o dia 05 de abril, na Casa da Praça, localizada na Praça Padre Miguel (Matriz), 56, Centro e pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h às 16h com entrada gratuita.

A biblioteca

A biblioteca Municipal “Professor Olavo Valente de Almeida”, da Secretaria Municipal de Cultura de Itu, e que tem mais de 37850 exemplares, oferece gratuitamente para a população livros para estudos, romances adultos e infantis, gibis, revistas e jornais.

Qualquer pessoa, residente em Itu, pode ler os livros. Basta ir até a biblioteca munido de RG e comprovante de residência, fazer a carteirinha e começar a aproveitar os milhares de exemplares disponíveis no local.

Todos os meses cerca de 30 novos livros são adquiridos pela biblioteca, muitos deles lançamentos, atendendo aos pedidos dos frequentadores do local que podem ficar 15 dias com o livro.

No local também há uma sala especialmente preparada para crianças com mesas e cadeias para acomodar os pequenos que queiram ler na própria biblioteca.

Para consultar o acervo da biblioteca basta acessar o link http://itu.phlnet.com.br e verificar se o livro que procura está lá. A biblioteca também recebe visitas agendadas para grupos de estudantes e grupos interessados em conhecer o local.

A Biblioteca Municipal “Professor Olavo Valente de Almeida” fica na Rua dos Andradas, 201, Centro e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados das 8h às 13h. O telefone é 4013-4837.

Foto: Jorge de Souza/Prefeitura Itu

(04/02/2014)