HomeNotíciasHospital Municipal de Itu registra grande número de cirurgias

Hospital Municipal de Itu registra grande número de cirurgias

Imagem mostra o prefeito Guilherme Gazzola, junto ao Secretário de Planejamento Gilmar Pereira, a Secretária de Saúde Janaina Guerino, o médico médico Vinícius Andriolo e Dr. Brás no Hospital Municipal, que tem número expressivo em realizações de cirurgias.

Em março deste ano, o Hospital Municipal de Itu registrou aumento expressivo na quantidade de cirurgias em comparação ao mês anterior

O Hospital Municipal “Dr Emilio Chierighini” registrou, em março deste ano, um aumento expressivo na quantidade de procedimentos em comparação ao mês anterior. No hospital, inaugurado no primeiro mandato do prefeito Guilherme Gazzola, foram realizados em março de 2024, por exemplo, 62 procedimentos de cirurgia obstétrica, dentre os quais 38 laqueaduras (24 delas ao longo de três mutirões realizados aos domingos) e 58 procedimentos de cirurgia geral, além de 30 procedimentos não cirúrgicos (englobando 7 biópsias de próstata, 10 tomografias com sedação e 1 endoscopia com sedação).

Para promover a realização de maior quantidade de procedimentos, o Centro Cirúrgico do Hospital Municipal de Itu passou a funcionar diariamente até às 22h (anteriormente funcionava de segunda-feira a sábado até às 19h). E nesta semana, durante a realização de cirurgias oftalmológicas e vasculares, o equipamento foi visitado pelo prefeito Guilherme Gazzola, pelos secretários municipais Janaina Camargo (Saúde) e Gilmar Pereira (Planejamento e Gestão de Projetos) e pelo diretor da Secretaria de Saúde de Itu, Brás Henrique Vieira Alves, que foram recepcionados pelo médico e diretor Técnico e Administrativo do Hospital Municipal de Itu, Vinícius Andriolo.

Na oportunidade, o médico e diretor do hospital conversou com as autoridades sobre o atendimento e cronograma de procedimentos cirúrgicos no equipamento. “As cirurgias realizadas por especialidade no Hospital Municipal de Itu têm apresentado um crescente em relação à quantidade devido à constante atenção da atual administração com o atendimento de qualidade prestado aos nossos pacientes e investimentos nos nossos serviços de saúde”, destacou Janaina Camargo.

No Hospital Municipal de Itu são realizadas cirurgias nas seguintes especialidades: anestesiologia, cabeça e pescoço, geral, pediátrica, plástica, torácica, coloproctologia, endoscopia com sedação, ginecologia, odontologia, oftalmologia, ortopedia, uroginecológica, urologia e vascular. Também no último mês de março foram realizadas 93 cirurgias oftalmológicas, 51 vasculares e 35 pediátricas, entre outras.

Na primeira quinzena de abril, os números de cirurgias seguem sendo expressivos. Foram registradas, de 1º a 15 de abril, entre outras especialidades, 92 cirurgias oftalmológicas e 34 ginecológicas.

Além da realização de cirurgias, o Hospital Municipal dispõe de 24 leitos de internação e 8 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).