HomeEducaçãoAutoridades ituanas visitam escola internacional em São Paulo

Autoridades ituanas visitam escola internacional em São Paulo

Uma comitiva da Prefeitura de Itu esteve na Scuola Italiana Eugenio Montale, na capital paulista, na última terça-feira (14/09), com o intuito de conhecer presencialmente novas propostas pedagógicas que possam agregar ao sistema de ensino aplicado pela Secretaria de Educação de Itu. O encontro contou com a presença do cônsul geral da Itália em São Paulo, Filippo La Rosa, que recentemente esteve em Itu e tem se mostrado bastante atento à importância histórica, ao viés cultural e ao potencial turístico do município.

A comitiva ituana estava constituída pela secretária adjunta de Educação, Sílvia Sório, que na oportunidade representou o secretário da pasta, Plínio Bernardi Junior, pela secretária municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico, Maitê Velho, pela diretora do Departamento de Educação Infantil, Estela Bresciani, pelo diretor de Patrimônio Histórico, Emerson Castilho, e pela coordenadora do Patrimônio e orientadora do Centro Ituano de Letras e Artes (CILA), Morgana Ribeiro.

A secretária adjunta de Educação afirmou que estar presente àquele encontro em que experiências estavam sendo partilhadas representava, para ela, um momento único. Mencionou que o prefeito Guilherme Gazzola considera a criança parte importante das políticas públicas, e que é um privilégio saber que ele tem a preocupação de deixar para a população ituana um legado na área da educação. “Essa é uma oportunidade, um ajuntamento da cultura do bem, da cultura da paz, e eu agradeço por isso”, observou.

Essa troca de experiências também foi avaliada de forma muito positiva por Maitê Velho, que tem se empenhado no desenvolvimento dos processos de propositura à lista indicativa do Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) para candidatura da cidade de Itu à Patrimônio Mundial da Humanidade, pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura). “As secretarias de Cultura e Educação vêm buscando, através de ações transversalizadas, estruturar pilares de conhecimentos pluralizados de formação para nossas crianças que são imprescindíveis  do desenvolvimento de transformação e crescimento”, avaliou.

Entre os representantes da escola que recepcionaram a comitiva ituana estavam a presidente Sandra Papaiz, a diretora pedagógica italiana, Paola Capraro, a diretora pedagógica brasileira, Vanessa Squassoni, o diretor administrativo financeiro, Lorenzo Gemma, e a Relações Institucionais e Marketing, Neide Oliveira.

Paola explicou à comitiva ituana que, segundo a filosofia da Scuola Italiana Eugenio Montale, a criança é um ser competente, curioso, que cria a própria hipótese de mundo, interage, experimenta e inventa. A criança, ressaltou, é protagonista do próprio processo de conhecimento e o professor é o mediador, que provoca, que cria um ambiente favorável à aprendizagem. E acrescentou que a escola é vista como lugar de pesquisa e construção de saber.

Outros encontros devem ser promovidos, com o objetivo de intensificar a troca de experiências entre a atual administração pública de Itu e a escola italiana.

Scuola Italiana Eugenio Montale
Fundada em 1982, a Scuola Italiana Eugenio Montale é a Escola Internacional Italiana em São Paulo, comprometida com a produção de uma proposta pedagógica de base filosófica e humanista, acreditando no potencial transformador do ser humano. De acordo com as atuais exigências de uma escola internacional, promove um ambiente multicultural e diversificado.

A escola funciona em horário integral e atende alunos desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, além de oferecer atividades extracurriculares e cursos de Língua e Cultura. A instituição tem como compromissos o respeito à individualidade, o desenvolvimento da autonomia e da capacidade crítica e a formação integral.

A missão é promover um ensino amplo que vai além do acesso à informação, que busca a formação integral e crítica do aluno.