Widget Image
Secretarias
21/03/2024

Abordagem Social

A crescente população que utiliza locais públicos como espaço de moradia ressalta a extrema importância de políticas que assegurem que a Assistência Social chegue até quem mais dela precisa. O público alvo desta modalidade de serviço são crianças, adolescentes, jovens, adultos, idosos e famílias que estão em espaços públicos, utilizados como moradia, obtenção de renda, sobrevivência ou situações em que haja violações dos direitos fundamentais dos indivíduos ali inseridos.

As principais demandas de atendimentos são com pessoas em situação de rua, uso abusivo de álcool e outras drogas em determinadas situações, abuso de substâncias psicoativas, trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, entre outras.

 

Objetivo da abordagem social

Seus objetivos são a busca ativa, a identificação e mapeamento de vulnerabilidade, atendimento, escuta qualificada, acompanhamento e intervenções no território, com a população em situação de vulnerabilidade social e com a população, visando o enfrentamento e superação das violências vivenciadas no território.

Quando identificada a violação, o serviço busca solucionar o problema e  encaminhar a pessoa/família à rede de serviços socioassistenciais e das demais políticas públicas.

A abordagem social tem como base a escuta qualificada e a busca ativa procurando alternativas para inserir o indivíduo na sociedade.

 

Mais informações:

Endereço: Rua do Patrocínio, 135 – Centro

Telefones: 4023-3226 / 4023-0130

E-mail: [email protected]