Widget Image
Secretarias
27/03/2024

Plano de Mobilidade Urbana

O Plano de Mobilidade Urbana, instrumento previsto pela Política Nacional de Mobilidade Urbana, é um processo de mobilização e envolvimento de toda a sociedade na formulação de políticas que visam propiciar melhor qualidade de vida, melhores condições para um desenvolvimento econômico, urbano, social e ambiental baseados na equidade.
A mobilidade é um fator preponderante para a qualidade de vida dos cidadãos e, atualmente, traz consigo um modelo baseado no automóvel. Este vem se mostrando insuficiente para os fins de deslocamento, saturando cada vez mais as cidades e trazendo grandes impactos ambientais.
Visando reverter este quadro, o Plano de Mobilidade de Itu privilegia o transporte não motorizado em detrimento do motorizado, e o público em detrimento do individual motorizado. Ao adotar os modos não motorizados, seja ele o caminhar ou a bicicleta, o cidadão interage muito mais com o espaço urbano, aumentando assim as dinâmicas econômicas e melhorando a segurança pública, condições oportunas em uma cidade turística como Itu.
Sendo assim, o principal objetivo do PlanMob de Itu é estabelecer estratégias e planos de ações acerca da mobilidade sustentável no município, introduzindo novos conceitos de planejamento, principalmente no que diz respeito à relevância de todos os modos em um sistema integrado, que neutralize aos poucos os efeitos negativos do modelo vigente causados pela prevalência.

Clique aqui para fazer o download do relatório final em PDF.