05/05/2024
HomeEducaçãoSolenidade marca ampliação de escola e instalação de laboratório Leap Learning

Solenidade marca ampliação de escola e instalação de laboratório Leap Learning

Imagem mostra duas crianças sentadas com um tablet no laboratório Leap Learning

Localizada na Vila da Paz, a Emefei Rotary Itu/Terras de São José é a primeira escola brasileira a ser contemplada com o laboratório Leap Learning

A solenidade de entrega das obras de ampliação e de instalação do laboratório Leap Learning na Emefei Rotary Itu/Terras de São José, localizada na Vila da Paz, o primeiro no Brasil, ocorreu nesta terça-feira (13/06), e contou com a presença do prefeito Guilherme Gazzola, dos secretários municipais Plínio Bernardi Junior (Educação), Flávia Frossard (Comunicação Social e Relações Institucionais) e Sílvia Sório (adjunta da Educação), diretores municipais, do presidente Otávio Tegão e representantes do Rotary Club Terras de São José, do vice-presidente da Divisão de Extrudados da Hydro na América do Sul, Sérgio Vendrasco, de representantes da Hydro do Brasil e da Noruega, além da fundadora da Instituição Leap Learning, Marit Linnebo Olderheim.

O prefeito Guilherme Gazzola comentou que sempre pensou no que motiva uma pessoa a ter uma instituição/ONG e andar pelo mundo distribuindo o que ela sonha para fazer educação, e que concluiu que trata-se de generosidade. O chefe do Executivo ituano agradeceu aos envolvidos e enfatizou que nada é mais igualitário que a educação. “Só existe um lugar para se investir quando se quer mudar um país, quando se quer mudar o mundo, que é a educação”.

Com a ampliação, a referida unidade escolar passa a oferecer mais quatro salas, sendo uma utilizada para a instalação do laboratório Leap Learning. Essas obras foram realizadas por meio de parceria entre o Rotary Terras de São José, a empresa Hydro Extrusão (responsável por 100% do custeio) e a Instituição norueguesa Leap Learning, com apoio da Prefeitura de Itu.

Os laboratórios Leap Learning combinam tecnologia e mãos em jogos em uma sala de aula invertida com estações, com o objetivo de que as crianças possam aprender em seu próprio nível e em seu próprio ritmo. Todos os alunos da Emefei Rotary Itu/Terras de São José poderão frequentar o laboratório conforme o determinado pela unidade de ensino, sempre no contraturno escolar.

Esses laboratórios consistem na montagem de estações de aprendizado: Laboratório de Alfabetização (com estações de Lógica, A letra – sons, Ouvindo histórias, Letra – forma, Escrita, Misturando Palavras, Frases e Leitura, Compreensão, Lendo histórias) e Laboratório de Numeração (Lógica, Números, Além disso, Subtração, Multiplicação e Divisão, Medidas, Conceitos, Jogos mistos de Matemática e palavras, APP – Universo de aplicativos da Leap Learning).

Ainda durante a solenidade, os alunos da Emefei Rotary Itu/Terras de São José apresentaram o poema O Direito das Crianças, de autoria de Ruth Rocha.

Confira notícias semelhantes de ações que incentivam a educação em nossa cidade https://itu.sp.gov.br/projeto-criar-e-lancado-para-rede-municipal-de-itu/