Widget Image
Secretarias
18/05/2024
HomeJurídicoProtocolo “Não se Cale” está sendo implantado em Itu

Protocolo “Não se Cale” está sendo implantado em Itu

Imagem mostra mulher de costas vendo um tutorial sobre o Protocolo "Não se Cale"

O Protocolo “Não se Cale” é mais uma iniciativa que visa a segurança da mulher em espaços públicos

Uma recente iniciativa do Governo de São Paulo foi desenvolvida para abordar a questão da violência contra a mulher em bares, baladas, restaurantes, casas de espetáculos, eventos e similares. Este esforço resultou na criação do protocolo “Não se cale”, que surge como uma ferramenta crucial para capacitar esses estabelecimentos a lidar com tais situações. Na busca por tornar os ambientes mais favoráveis e combater a violência contra Mulheres, a prefeitura de Itu, através do Procon, está aderindo ao protocolo visando promover os espaços mais seguros e inclusivos.

Para o prefeito Guilherme Gazzola este é mais um passo significativo para que os ambientes se tornem cada vez mais inclusivos. “Este protocolo não apenas representa um compromisso com a segurança e o bem-estar de todas, mas também serve como um aliado essencial na luta contra a violência de gênero”, finalizou.

A equipe do Procon iniciou na última semana uma série de visitas em estabelecimentos da cidade para auxiliar na implantação do Protocolo, que prevê um curso de capacitação para os colaboradores. Por meio de aulas obrigatórias, os profissionais aprenderão a aplicar procedimentos adequados para auxiliar vítimas de assédio, abuso, violência e importunação nos estabelecimentos.

Os módulos foram elaborados pelo Grupo de Trabalho “Estabelecimento Amigo da Mulher”, resultado do diálogo entre Secretarias de Estado, órgãos públicos e sociedade civil, coordenado pela Secretaria de Políticas para a Mulher do Estado de São Paulo, para regulamentar as Leis nº 17.621 e 17.635.

“A adesão do Não se Cale é um passo significativo para fortalecer a conscientização e prevenir casos de violência contra a mulher em Itu”, enfatizou a secretária municipal de Justiça, Maria Teresa Leis Di Ciero Oliviero.

Saiba mais sobre o Procon em nossa cidade, acesse o link: https://itu.sp.gov.br/justica/procon/