27/04/2024
HomeNotíciasProjeto sobre planejamento familiar na adolescência é oferecido em Itu

Projeto sobre planejamento familiar na adolescência é oferecido em Itu

A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde

O projeto “Agora Não!”, desenvolvido pela Prefeitura por meio da equipe de Planejamento Familiar da Secretaria Municipal de Saúde, com o objetivo de elaborar um plano de ação que vise reduzir a incidência de gravidez não planejada na adolescência, tem atendido uma média de 20 adolescentes por semana para a inserção de implante contraceptivo.

O “Agora Não!” é destinado a adolescentes de 12 anos a 18 anos, 11 meses e 29 dias que já tenham iniciado a atividade sexual. Por meio desse projeto, uma equipe especializada orienta a adolescente sobre planejamento familiar, prevenção a Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), oferece opções de métodos contraceptivos e explica os possíveis efeitos colaterais de cada um.

A adolescente interessada em participar do projeto deve se dirigir, acompanhada do maior responsável, à Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua referência e procurar pela enfermeira técnica responsável ou pela assistente social. Para receber o implante é necessário que ela possua encaminhamento de médico ginecologista da Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua referência, receba todas as orientações da equipe de Planejamento Familiar e não apresente contraindicação ao uso do método contraceptivo. Todos os pedidos são triados e avaliados pela Comissão do Método Definitivo antes de ocorrer o agendamento para a inserção do implante.

Os implantes utilizados com as pacientes do programa “Agora Não!” são adquiridos com recursos próprios da Secretaria de Saúde. A inserção do implante contraceptivo é realizada em duas unidades de saúde, conforme endereço de domicílio da adolescente: o Ambulatório de Especialidades Médicas (AEM), localizado no Parque Industrial, e a UBS 02, situada no Jardim União.