HomeCulturaEducação Patrimonial para artesãos é tema de oficina

Educação Patrimonial para artesãos é tema de oficina

Imagem mostra os artesãos reunidos falando sobre Educação Patrimonial no Cila.

O objetivo da oficina de Educação Patrimonial é incentivar os artesãos a incorporar em suas obras um pouco da história de Itu

A Prefeitura de Itu promoveu nos dias 19 e 20 de março a Oficina de Educação Patrimonial no Centro Ituano de Letras e Artes (CILA). A oficina foi direcionada aos artesãos locais, como parte integrante do Programa “Itu em suas mãos”. Este programa, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico, visa impulsionar a economia criativa e o turismo cultural na região.

A oficina proporcionou aos artesãos acesso gratuito a um conteúdo diversificado, composto por uma compilação das histórias que compõem o patrimônio histórico de Itu. Esse material, previamente ministrado nas salas de aula das escolas municipais para os alunos do ensino fundamental, apresenta a história da cidade sob diversas perspectivas. Por meio dessas narrativas, os artesãos puderam compreender a importância do patrimônio histórico local, além de receber informações sobre técnicas de produção, identidade cultural e pertencimento.

O principal objetivo da Secretaria de Cultura é incentivar os artesãos a incorporar em suas obras um reflexo da história e da riqueza patrimonial de Itu. Dessa forma, os visitantes que frequentam as feiras locais terão a oportunidade de levar consigo um pedaço da essência de Itu em suas mãos.

Durante o encontro, foram abordados diversos temas relevantes, incluindo a valorização do trabalho manual, a classificação dos diferentes tipos de artesanato, a relação entre tempo e memória, a importância das memórias coletivas e dos patrimônios culturais, tanto materiais quanto imateriais de Itu. Além disso, foram exploradas as conexões entre o artesanato e a história local, destacando a relevância desses contextos para a preservação e promoção da identidade cultural da cidade.

Confira notícias semelhantes, acessando o link: https://itu.sp.gov.br/empreendedores-participam-de-ciclo-gestao-cultural/