25/04/2024
HomeNotíciasPrimeiro Quarteirão das Crianças é inaugurado na cidade

Primeiro Quarteirão das Crianças é inaugurado na cidade

Imagem mostra uma criança brincando no Quarteirão das Crianças

O Quarteirão das Crianças é um ambiente que promove o desenvolvimento das crianças com pinturas lúdicas e brinquedos, priorizando espaços infantis na cidade

Nesta quarta-feira (13/12), foi inaugurado em Itu o primeiro Quarteirão das Crianças na Avenida Ernesto Fávero, no Rancho Grande. O ambiente é destinado à infância e foi transformado com pinturas lúdicas no solo, para que a caminhada com as crianças seja um momento de diversão, além da inclusão de brinquedos, como pula-pulas, escorregador e balanços. O local também possui banheiros com fraldário e uma área destinada à realização de piqueniques com os pequenos, por haver muitas árvores e um gramado.

O prefeito Guilherme Gazzola esteve presente na inauguração e destacou que espaços como esse serão cada vez mais presentes em Itu, pois as crianças merecem ser tratadas como prioridade. “Esse local deve ser replicado em diversos outros pontos do município. Nós estamos adaptando a cidade para as crianças e para os pedestres, e os carros devem respeitar essa realidade, reduzindo a velocidade e dando preferência a quem utiliza os espaços públicos de maneira saudável”, afirmou Guilherme.

Gilmar Pereira, secretário de Planejamento e coordenador do Comitê da Primeira Infância de Itu, também este presente no evento e ressaltou que cada detalhe foi cuidadosamente planejado e implementado para garantir que o ambiente proporcione um encontro seguro para as famílias. “Ao nos aprofundarmos nos estudos sobre a infância, vemos como é crucial ter lugares abertos para as crianças interagirem. Isso ajuda no desenvolvimento, estimulando descobertas, sensações e convívio social”, enfatizou o secretário.

O Quarteirão das Crianças está em local que, em breve se tornará um Polo Turístico e Gastronômico, com 1.200 metros de ciclovia, pista de caminhada e diversas opções alimentação em quiosques. Um novo Espaço Criança será inaugurado na Subprefeitura do Pirapitingui e o segundo Quarteirão das Crianças com parquinho, nos moldes do que foi inaugurado no Rancho Grande, está sendo implantado no CEA (Centro de Educação Ambiental) “Miguel Lorente Villa”, que está recebendo obras de melhoria, como iluminação com lâmpadas LED, pista de caminhada, espaço pet e ciclovia.

Também estiveram presentes na inauguração a secretária de Saúde, Janaina Camargo, a secretária de Comunicação, Flávia Frossard, a secretária-adjunta de Comunicação e gestora do Plano Municipal de Primeira Infância, Lilian Sartorio, a diretora executiva do Instituto Tecendo Infâncias, Adriane Menna, os vereadores Ricardo Giordani (presidente do Legislativo Ituano), Célia Rocha, Marcos Moraes e Manoel Monteiro Gomes, representando a Câmara Municipal, além de demais secretários e diretores municipais.

Rede Brasileira das CriançasEm outubro deste ano, Itu passou a ser oficialmente a 13ª integrante da Rede Brasileira de Cidades das Crianças, que conta com as cidades de Jundiaí, Itupeva, Jarinu, Mococa, Mogi das Cruzes, Benevides (PA), Boa Vista (RR), Brasileira (AC), Fortaleza (CE), Sobral (CE), Osório (RS) e Pelotas (RS).O movimento, derivado da Rede Mundial de Cidades das Crianças (La Città dei Bambini) fundada por Francesco Tonucci, defende investimentos no desenvolvimento na infância, durante os anos iniciais da vida dos cidadãos, como ferramenta de combate às desigualdades sociais.

Confira notícias semelhantes, acessando o link: https://itu.sp.gov.br/itu-participa-da-primeira-missao-tecnica-internacional-da-rede-brasileira-cidade-das-criancas/