05/04/2024
HomeNotíciasPrefeitura de Itu investe na revitalização das ciclovias da cidade

Prefeitura de Itu investe na revitalização das ciclovias da cidade

Imagem mostra um trabalhador em momento de atuação na revitalização das ciclovias de Itu

As obras contemplarão cerca de 4 mil metros de extensão das ciclovias, com a aplicação de um novo piso

Na última segunda-feira (01/04), o prefeito Guilherme Gazzola, junto dos secretários Gilmar Pereira (Planejamento) e Eduardo Alves (Obras), acompanharam as obras de revitalização da ciclovia da cidade.

A intervenção visa a recuperação do trecho existente entre a Rua Jasmim e a Avenida da Saudade, onde o pavimento de massa asfáltica, desgastado pelo tempo, comprometia a segurança dos usuários.

O projeto de revitalização das ciclovias prevê a demolição de 9.581,00m² (equivalente a 3.193 metros), através do processo de fresagem do asfalto, seguido pela aplicação de um novo piso de concreto pigmentado. Posteriormente, será realizada a pintura de sinalização, mantendo a largura padrão de 3 metros para ciclovia, conforme as normas estabelecidas. Além disso, outros 2.348,00m² (782 metros) serão contemplados com a pintura e sinalização de trechos existentes, junto com a recuperação pontual do canteiro, que incluirá o plantio de 10.000m² de grama.

Para reforçar a segurança dos ciclistas, em 2023 foi realizada a instalação de iluminação na ciclovia do Parque Linear, que se estende do Jardim das Rosas até a Avenida da Saudade. Com essas intervenções, a revitalização da ciclovia abrangerá aproximadamente 4km de extensão, proporcionando maior conforto e segurança aos usuários.

O prefeito Guilherme Gazzola destacou que, antes desta gestão, Itu não possuía nenhum quilômetro de ciclovia e que atualmente a cidade conta com 37 quilômetros de vias dedicadas aos ciclistas. “Os investimentos em ciclismo promovidos por esta administração têm como objetivo impulsionar tanto a prática esportiva quanto o uso da bicicleta como meio de transporte, visando aprimorar a qualidade de vida da nossa população”, enfatizou Guilherme.