06/04/2024
HomeNotíciasPrefeitura abre sindicância contra ex-secretário de Serviços Rurais

Prefeitura abre sindicância contra ex-secretário de Serviços Rurais

Discrepâncias de performance da pasta, do período anterior em comparação com o atual, estimularam a investigação requisitada diretamente pelo prefeito

A Prefeitura de Itu está dando início à abertura de uma sindicância contra o ex-secretário de Serviços Rurais, Adauto Gonçales, visando apurar suspeitas de mau uso da máquina pública durante a sua gestão frente à referida pasta. O pedido de investigação partiu diretamente do gabinete do prefeito Guilherme Gazzola, diante de notáveis discrepâncias de performance da Secretaria de Serviços Rurais, do período com Adauto em comparação com o atual.
Adauto deixou o cargo no início de junho deste ano e, desde então, os trabalhos são conduzidos por Márcio Milano. Neste curto período, a mudança no rendimento da pasta chamou a atenção do prefeito, já que, além da simples troca do comando, não houve nenhum implemento ou melhoria que justificasse a disparidade observada.
Foram notadas diferenças importantes relacionadas a pedidos que eram feitos pelo ex-Secretarios quanto ao consumo de insumos, aproveitamento de recursos humanos, condução financeira e até nos prazos e qualidade dos serviços prestados. Para o prefeito Guilherme, a iniciativa é imprescindível para a manutenção da transparência e lisura da administração municipal, buscando reparações cabíveis por lei, se assim for necessário.
A verificação coletará números, planilhas e demais dados, ouvindo os servidores da Secretaria e outros que já trabalharam no setor, com o intuito de fazer um paralelo entre o antes e depois do período de Adauto frente à pasta. A requisição da sindicância está tramitando junto à Secretaria Municipal de Justiça, que deverá conduzir o processo em sigilo e, dependendo do resultado, terá de levar a apuração para outras instâncias.
O chefe do Executivo também comunica que irá oficializar formalmente a Câmara de Vereadores a respeito da sindicância, uma vez que a medida pode acarretar reflexos políticos: “à medida que nos aprofundamos nessas questões relativas ao ex-secretário Adauto, percebemos o coincidente afastamento do seu filho, o vereador Thiago, que saiu da base de nosso governo e mudou de postura bruscamente”. O prefeito esclarece: “Entendo que informar a nossa Casa de Leis acerca de uma investigação profunda sobre um ex-secretário que é pai de um dos vereadores seja apenas a minha obrigação”.