21/04/2024
HomeSaúdePrefeito Tuíze conquista Unidade de Pronto Atendimento 24h

Prefeito Tuíze conquista Unidade de Pronto Atendimento 24h

Em apenas oito meses de governo, Antonio Tuíze garantiu aproximadamente R$ 4 milhões em verbas federais para Saúde

O prefeito Antonio Tuíze acaba de obter verba federal de R$ 2,2 milhões para construção da primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h) do município, que funcionará no bairro Nossa Senhora Aparecida, na zona norte de Itu. Essa é uma das 38 UPAs liberadas para o interior do Estado de São Paulo, composto por 645 municípios. A escolha do local para implantação da UPA ocorreu de forma estratégica, considerando a facilidade de acesso e proximidade de rodovias.

“Muitas foram as viagens a Brasília na busca desses e de outros recursos. Somente na área da Saúde, já conseguimos aproximadamente R$ 4 milhões para oito obras em oito meses de governo. Além da verba federal para a construção da UPA, também conquistamos cerca de R$ 1,7 milhão para construção, ampliação e reforma de Unidades Básicas de Saúde. As Unidades serão construídas nos bairros São Camilo, Portal do Éden e Vila Progresso; também ampliaremos a Unidade do bairro São Judas Tadeu e reformaremos as situadas nos bairros Santa Terezinha, São Luiz e Novo Mundo ”, destaca o prefeito Antonio Tuíze.

A Unidade de Pronto Atendimento terá, no mínimo, 700 metros quadrados de área construída considerando somente os ambientes de saúde. O equipamento, que será construído nos padrões técnicos do Ministério da Saúde, contará com setores de atendimento a urgência, de apoio diagnóstico e terapêutico, de observação, de apoio técnico e logístico, e de apoio administrativo.

Custeio anual e SAMU

O prefeito de Itu conseguiu também a verba de custeio anual de R$ 2 milhões para a referida UPA. Visando ampliar ainda mais o atendimento na área da saúde, Antonio Tuíze protocolou junto ao Ministério da Saúde solicitação para aquisição de verba, a fim de transformar o Pronto Atendimento Municipal (PAM), no Parque Industrial, em UPA.

Outro benefício que será garantido à população ituana, como consequência da implantação da UPA, será o atendimento pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que está atrelado ao funcionamento de UPAs.

“A saúde é uma prioridade na administração municipal e, apesar das dificuldades que enfrentamos, é um trabalho inicial que, com o apoio do Ministério da Saúde, já começa a apresentar resultados. Todos nós sabemos da necessidade em trabalhar dia-a-dia para melhorar a saúde em Itu. Mas, essa conquista demonstra nosso comprometimento e que estamos no caminho certo”, comenta o prefeito Tuíze.

Texto: Angélica Estrada
Foto: Renata Guarnieri