Widget Image
Secretarias
20/04/2024
HomeSaúdeMédico da rede municipal de saúde realiza trabalho voluntário na África

Médico da rede municipal de saúde realiza trabalho voluntário na África

O médico ginecologista e mastologista, Márcio Antonio Elias Leonardi, que integra a equipe da rede municipal de Saúde – prestando atendimento no Centro de Referência da Mulher e na Unidade Básica de Saúde da Vila Progresso – embarca neste final de semana para Benin, país situado na África ocidental, onde realizará trabalho voluntário.

A equipe de profissionais da saúde, à qual Leonardi fará parte, atuará no hospital La Croix, na cidade de Zinvié, atendendo as comunidades locais e vilarejos próximos. “O objetivo desta viagem é prestar ajuda voluntária em integração às equipes de saúde locais para desenvolver ações preventivas e procedimentos cirúrgicos em várias especialidades; no meu caso, nas áreas de ginecologia e mastologia”, explica Leonardi.

O projeto ocorre sob coordenação e supervisão das Irmãs Marcelinas, do Hospital Santa Marcelina, localizado em Itaquera/SP. Sua viabilização se dá por meio de atuação de equipe multidisciplinar (médicos especialistas, enfermeiras, auxiliares de enfermagem, instrumentadora cirúrgica, farmacêuticos e dentistas) em trabalho integrado às equipes de saúde locais.

“Será a primeira vez que eu participarei desse trabalho voluntário no Benin. Essa oportunidade surgiu a partir de um convite de um amigo médico que já participou das duas missões anteriores (2011 e 2012), relatando a experiência gratificante em ajudar um povo tão carente de tudo, em que o pouco que se doa se torna muito para aquela população”, afirma o médico.

Para o secretário municipal da Saúde, Manoel Monteiro, essa viagem demonstra o amor à Medicina e o respeito ao próximo. “Fico bastante feliz e comovido quando recebo informações que médicos da nossa equipe estão engajados em iniciativas como o trabalho voluntário em comunidades mais necessitadas. Esses profissionais nos dão exemplo de cidadania, solidariedade e humanização”, observa.

Benin conta com aproximadamente 10 milhões de habitantes, sendo que 1/3 da população vive abaixo da linha da pobreza. Com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,437, ocupa a 163ª posição entre 177 países.

Texto e foto: Angélica Estrada/Prefeitura de Itu