HomeNotíciasPraça do Carmo recebe a Feirinha de Adoção de Animais

Praça do Carmo recebe a Feirinha de Adoção de Animais

Imagem mostra dois filhotes de cachorros, um com pelagem preta e outro marrom. Eles estão sendo segurados por um servidor municipal da Zoonoses. Ambos vão estar disponíveis na próxima Feira de Adoção de Animais na Praça do Carmo.

Neste sábado (26/08), na Praça da Independência (Praça do Carmo), das 9h às 14h, será realizada mais uma edição da Feirinha/Campanha de Adoção de Animais Felinos e Caninos). Interessados em adotar os animais devem ser maior de idade, apresentar documento pessoal com foto e comprovante de endereço.

Promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), a Feirinha/Campanha ocorre mediante compromisso de posse responsável e os animais adotados serão chipados e terão castrações agendadas.

O incentivo à adoção visa reduzir o abandono de animais na cidade. Estudos comprovam que o convívio com animais proporciona diversos benefícios às pessoas como a melhora nos relacionamentos, diminuindo o estresse e a solidão. Os animais também são excelentes companhias para a prática de atividades físicas.

Adoção com Posse Responsável
A Adoção com Posse Responsável tem grande importância para a Saúde Pública. Esse programa tem apoio da Secretaria Estadual da Saúde e do Instituto Pasteur, pois diminui o risco de agravos para a população, uma vez que o animal recolhido da rua passa a ter proprietário devidamente orientado pelos profissionais do CCZ, em como cuidar do animal, comprometendo-se a assumir uma série de deveres centrados no atendimento das necessidades físicas, psicológicas e ambientais do animal adotado, assim como prevenir os riscos (potencial de agressividade, transmissão de doenças, ou danos a terceiros) que seu animal possa causar.
A metodologia usada baseia-se na adoção de animais adultos no próprio CCZ após triagem, e os animais mais jovens são selecionados para Feira de Adoção, realizada 01 vez ao mês, aos sábados, em praça pública central da cidade. O CCZ também realiza Feira de Adoção quando solicitado por empresas, estabelecimentos comercias ou eventos específicos para cães e gatos.
A adoção é permitida somente para adultos, mediante o preenchimento e assinatura do “Termo de Posse responsável” onde a pessoa se compromete legalmente a cuidar bem do animal.

Acesse o link para saber mais sobre a Zoonoses: https://itu.sp.gov.br/saude/zoonoses/