26/04/2024
HomeMeio AmbienteOperação das máquinas de reciclagem de Itu obtêm certificado de carbono neutro

Operação das máquinas de reciclagem de Itu obtêm certificado de carbono neutro

Imagem mostra Certificado na cor verde, com informações sobre os benefícios das máquinas de reciclagem em Itu, Retorna Machines, tema em pauta.

Desde o início das operações, mais de 1 tonelada de CO2 foi compensada pelas dez máquinas de reciclagem Retorna Machines instaladas no município

A Prefeitura de Itu recebeu, nesta semana, o certificado de carbono neutro das Retorna Machines, máquinas de coleta de embalagens pós-consumo. A certificação é chancelada pela Ambipar, multinacional brasileira líder em gestão ambiental. Isso significa que a reciclagem gerada pelas dez máquinas instaladas no município compensou a emissão de gás carbônico proveniente do seu funcionamento.

De acordo com o documento, que conta ainda com auditoria SGS e CERTIK, foram compensados 1.469 quilos de emissão de dióxido de carbono (CO2), considerando o número de equipamentos em operação no município, o consumo de combustível e o número de colaboradores envolvidos no projeto.

A aferição rendeu um certificado de compensação, emitido pela VERRA, uma organização sem fins lucrativos que opera padrões em mercados ambientais e sociais, incluindo o principal programa de crédito de carbono do mundo.

Para o prefeito Guilherme Gazzola, “a constatação de carbono neutro durante o funcionamento das dez Retorna Machines em Itu é mais uma prova de que estamos agindo corretamente no sentido da melhoria da qualidade do ar, algo que também faz parte das metas de nossa política voltada à Primeira Infância”. Ele ainda explica que, além de compensar a emissão de carbono, “as máquinas diminuem o impacto da cadeia produtiva ao possibilitarem a economia de recursos minerais e hídricos, devido à reutilização dos materiais coletados”.

O sucesso da operação deve-se, em grande medida, ao engajamento da população no projeto, que tem demonstrado cada vez mais interesse em colaborar com o depósito de materiais permitidos para reciclagem nas Retorna Machines.

Retorna MachinesAs máquinas de coleta, denominadas Retorna Machines, estão instaladas em dez pontos estratégicos da cidade. Estes dispositivos são explorados como um canal de mídia out of home e têm a capacidade de aceitar uma variedade de materiais recicláveis, incluindo embalagens de alumínio, aço, plásticos e vidros. O cidadão que levar seu lixo reciclado ao equipamento ganhará, como recompensa, créditos para utilização livre. São válidos somente os materiais pós-consumo (sem restos de resíduos internos) e com seu código de barras preservado, para registro na máquina de reciclagem.

Para participar desta ação, os munícipes devem primeiramente se cadastrar no “Programa Triciclo de Fidelidade”, acessando o site da empresa Ambipar Triciclo ou utilizando o aplicativo disponível. Ao depositar os materiais recicláveis nas máquinas, os participantes começam a acumular “tricoins”, a moeda virtual do programa.

Cada objeto reciclável tem seu valor. A máquina lê o código de barras do item e assim consegue entender o que está sendo descartado para atribuir essa pontuação. Os créditos adquiridos podem ser trocados por valores em uma conta PagBank, MercadoPago, entre outras opções.

Confira os locais de coleta e troca de materiais reciclados para ter acesso às moedas virtuais:

1. Sede do Grupo da Melhor Idade | Rua Cláudio Fonseca, 338 – Parque Nossa Senhora da Candelária
  2. Fundo Social de Solidariedade | Rua Madalena de Oliveira Moraes, 370 – Itu Novo Centro
  3. Mercado Municipal de Itu | Praça da Bandeira, 104 – Centro
  4. Parque do Varvito | Rua Parque do Varvito, 400 – Parque Nossa Senhora da Candelária
  5. Garagem da Prefeitura de Itu | Av. Itu 400 Anos, 111 – Itu Novo Centro
  6. Rodoviária de Itu | Av. Dr. Otaviano Pereira Mendes – Liberdade, Itu
  7. Cidade da Criança | R. França, 102 – Vila Roma
  8. Subprefeitura do Pirapitingui | Rodovia Waldomiro Correa de Camargo, 14 – Cidade Nova
  9. Rede Saber IV – Pirapitingui |R. Dr. Lauro Souza Lima, 1 – 111 – Vila Martins
  10. Estádio Municipal Novelli Junior | Praça Washington Luiz, s/nº, Vila Nova.

Saiba mais sobre as ações que vem sendo realizadas pela Prefeitura de Itu para preservação do meio ambiente, acessando o link: https://itu.sp.gov.br/obras-para-cessar-uso-de-aterros-ctriniciam-neste-ano/