Widget Image
Secretarias
HomeNotíciasMáscaras de proteção facial tem uso flexibilizado pela Anvisa

Máscaras de proteção facial tem uso flexibilizado pela Anvisa

Imagem mostra mulher branca com cabelos castanhos usando máscara de proteção facial no rosto.

A Secretaria de Saúde de Itu divulga que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) flexibilizou a recomendação de uso universal de máscaras de proteção facial dentro dos serviços de saúde. Essa decisão está pautada em discussões técnicas sobre o assunto, queda no número de casos e óbitos provocados pela doença no país, além da oferta de vacinas contra Covid 19 pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

A partir de agora, a orientação para utilização das máscaras de proteção facial focará em algumas situações e perfis específicos de pessoas, deixando de ser de uso universal.

As máscaras continuam sendo recomendadas para:

  • pacientes com sintomas respiratórios ou positivos para Covid 19 e seus acompanhantes
  • pacientes que tiveram contato próximo com caso confirmado durante o período de transmissibilidade da doença (últimos 10 dias)
  • profissionais que fazem a triagem de pacientes
  • profissionais do serviço de saúde, visitantes e acompanhantes presentes nas áreas de internação de pacientes, como, por exemplo, as enfermarias, os quartos, as unidades de terapia intensiva, as unidades de urgência e emergência, os corredores das áreas de internação, etc.
  • situações em que houver a indicação do uso de máscara facial como equipamento de proteção individual (EPI) para profissionais de saúde, em qualquer área do serviço de saúde

A flexibilização da recomendação do uso de máscaras de proteção consta da atualização pela Anvisa da Nota Técnica GVIMS/GGTES/Anvisa nº04/2020, que estabelece orientações para os serviços de saúde sobre medidas de prevenção e controle da Covid 19 durante a assistência aos casos confirmados ou suspeitos da doença.

Dúvidas podem ser esclarecidas pelo e-mail do Serviço de Vigilância Sanitária da Secretaria de Saúde de Itu: [email protected]

Vacinação em Itu
Novos grupos foram contemplados para receber a dose de reforço da vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19. Nesta semana a vacinação ocorre até amanhã (06/04), em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 7h às 17h, sendo que a UBS 02 e a UBS 05, localizadas respectivamente no Jardim União e no Rancho Grande, permanecem abertas até às 19h. Saiba mais: https://itu.sp.gov.br/dose-de-reforco-da-vacina-bivalente-contra-covid-contempla-novos-grupos/