18/04/2024
HomeNotíciasGCM de Itu passa a contar com sistema inovador de comunicação entre cidades vizinhas

Na foto, câmera da Muralha Eletrônica, utilizada pela GCM de Itu, outro importante investimento na segurança pública do município.

A Segurança Pública de Itu conta, a partir desta quarta-feira (05/04), com um novo reforço no combate à criminalidade com a implantação do Sistema de Rádio Poc, tecnologia que permite à Guarda Civil Municipal (GCM) ter uma comunicação direta e em tempo real com Corporações de cidades vizinhas.

O secretário municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e Rural, Hércules Ferrari Domingues da Silva, explica que o sistema utiliza a rede da operadora de telefonia e a rede IP local com internet para promover a conectividade, criando, assim, uma comunicação direta emergencial entre as GCMs vizinhas via PTT, da sigla americana “Push To Talk”, que significa apertar para falar.

O rádio comunicador integrado permanecerá na Central de Atendimento e Despachos (CAD), onde já funciona a Muralha Digital. O equipamento será usado apenas pelo operador para enviar e receber mensagens de crimes de emergência para qualquer cidade limítrofe.

No total, 34 cidades fazem parte do novo Sistema de Integração entre Municípios, o que significa, segundo o secretário, uma melhor e direta comunicação entre elas em casos de emergência.

Desenvolvido pelo engenheiro eletrônico, Diego Félix, do município de Valinhos, o projeto tem Campinas como a cidade matriz da integração e da comunicação do novo sistema que por um período de um ano foi cedido a Itu de forma totalmente gratuita. Após os doze primeiros meses sem custo, o sistema pode ser mantido pela cidade por um valor abaixo de R$ 350 por ano. “É o governo municipal preocupado com a segurança e cuidando das pessoas”, destaca.

Segurança públicaDesde o início do primeiro mandato do Governo Guilherme Gazzola, muitos foram os investimentos na área de segurança pública. “Dentre os investimentos, os que tiveram um impacto mais rápido e positivo foram a implantação da Muralha Eletrônica e a criação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). Após seis meses da implantação e criação, os índices de furto e roubo de veículos diminuíram significativamente. Depois deste período, em uma ação conjunta entre Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Civil Municipal, houve a prisão de uma quadrilha que furtava veículos na cidade de Itu”, relata o secretário.

Ele aponta a valorização do guarda civil municipal (GCM) como sendo o mais importante destes investimentos, tanto na questão de equipamentos quanto na valorização do profissional enquanto cidadão. Por meio da plataforma Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública, Prisionais, de Rastreabilidade de Armas e Munições, de Material Genético, de Digitais e de Drogas) EAD, por exemplo, o GCM de Itu pode se aperfeiçoar e melhorar sua qualificação profissional através de diversos cursos disponíveis e específicos para os agentes de segurança.

Em 2022 a GCM de Itu aderiu à Córtex, plataforma de dados implantada pelo Ministério da Justiça, que tem como objetivo a gestão de operações de segurança pública para a atuação integrada entre os órgãos do Sistema Único de Segurança Pública (Susp). A ferramenta Sinesp CAD, em fase de implantação em Itu, é mais um investimento uma vez que é utilizada para gestão de atendimento e despacho de ocorrências, agilizando o atendimento ao munícipe.

A Secretaria de Segurança de Itu mantêm ainda convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), o que possibilita a integração entre o Senasp EAD para formação continuada dos GCMs e Sinesp Infoseg, a fim de integrar e acessar diversas bases de dados de segurança pública sendo uma ferramenta amplamente utilizada por agentes dessa área.

Conheça a história da Guarda Civil Municipal: https://itu.sp.gov.br/seguranca/historia-da-guarda-civil-municipal/