Widget Image
Secretarias
06/04/2024
HomeSegurançaJunta Militar de Itu divulga período de alistamento para 2024

Junta Militar de Itu divulga período de alistamento para 2024

As inscrições para o alistamento no Serviço Militar para jovens que completam 18 anos em 2024, estão abertas no período de 1º de Janeiro a 30 de Junho de 2024 pelo site alistamento.eb.mil.br ou de forma presencial na Junta de Serviço Militar de Itu.

O alistamento militar para o jovem do sexo masculino é obrigatório, sendo documentação obrigatória a ser apresentada para se candidatar a qualquer emprego, concursos e até para confecção de passaporte, por isso, a importância de estar em dia com as obrigações militares, conforme lei no 4.375, de 17 de agosto de 1964.

Qualquer dúvida sobre o Alistamento Militar, procurar pela Junta Militar de Itu (Rua Marechal Deodoro, 767, Centro). O cidadão também pode recorrer ao WhatsApp  (11) 4850-8126   ou  o ainda ao  site: alistamento.eb.mil.br

Sobre o Regimento Deodoro – Junta Militar Itu 2024:

Em 20 de janeiro de 1918, com a presença maciça da população ituana, o Pavilhão Nacional foi hasteado pela primeira vez na fachada do quartel. O Regimento aqui se instalou com um contingente de apenas 29 homens, sob o comando do Ten Cel Raphael Clemente Telles Pires e a denominação de 7º Regimento de Artilharia Montada (7º RAM), sendo esta a data considerada como aniversário da Unidade. Em 1919, recebeu a denominação de 4º Regimento de Artilharia Montada (4º RAM), tendo participado da Revolução Constitucionalista de 1932. Em setembro de 1942, quando vivíamos os dias amargos da II Guerra Mundial, o 4º RAM deslocou-se via férrea até o Rio de Janeiro, com o efetivo de guerra do seu 2º Grupo. Nessa ocasião, escoltado por embarcações e aviões militares, seguiu a bordo do navio Almirante Alexandrino para a cidade de Recife-PE. Em seguida, deslocou-se para Maceió-AL, a fim de cumprir missão de guerra. O Regimento, destacado em Pontal do Coruripe e Porto de Pedras, manteve-se em condições plenas de defender o nosso território e rechaçar o inimigo estrangeiro. Cabe ainda ressaltar que alguns militares do 2º Grupo do 4º RAM embarcaram para a Itália, integrando a Força Expedicionária Brasileira. Em 1948, o 4º RAM passou a se chamar 2º Regimento de Obuses 105. Dois anos mais tarde, em 1948, recebeu a denominação histórica de REGIMENTO DEODORO, por solicitação da própria comunidade ituana ao Presidente da República. O nome destina-se a homenagear o Marechal Manuel Deodoro da Fonseca, que proclamou a República, pois a cidade de Itu foi um dos berços dos pensamentos republicanos.

Saiba mais clicando aqui!