06/04/2024
HomeNotíciasItu sedia encontro das cidades que compõem a Aprecesp

Itu sedia encontro das cidades que compõem a Aprecesp

Imagem mostra o prefeito Guilherme Gazzola e autoridades em reunião da Aprecesp, que trouxe ao Espaço Almeida Júnior, o encontro das cidades.

O evento, que ocorreu no último fim de semana no Espaço Cultural Almeida Júnior, contou com a presença do secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena

A cidade de Itu sediou nos dias 8 e 9 de março, a 1ª Reunião Ordinária das Prefeituras que compõem a Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (Aprecesp) e dos Gestores Públicos de Turismo. O encontrou ocorreu no Espaço Cultural Almeida Júnior, no Centro Histórico e Turístico do Município. A abertura, realizada na sexta-feira (08/03), contou com a presença do chefe do executivo ituano, Guilherme Gazzola, que acompanhado do secretário de Planejamento e Gestão de Projetos, Gilmar Pereira e do novo presidente da Aprecesp e Prefeito de Brotas, Leandro Corrêa, deu as boas-vindas aos secretários, diretores e agente público do segmento que estavam presentes.

Guilherme Gazzola aproveitou a ocasião e destacou a importância do Turismo para as cidades. “Investir no turismo de nossas cidades é investir no futuro, é poder mostrar para as pessoas a nossa história”, comentou. Gazzola aproveitou ainda para agradecer o empenho e o excelente trabalho que vem sendo realizado por meio da Aprecesp juntos às cidades paulistas.

O primeiro dia do encontro das cidades foi marcado por debates e palestras, onde secretários e diretores discutiram temas como a participação da Aprecesp em Feiras de Turismo em 2024, Lei do Comtur, entre outros. O encontro contou a presença da coordenadora Estadual de Turismo, Ana Cristina Clemente, que abordou sobre os programas e ações da Secretaria de Estado de Turismo e Viagens. Uma apresentação especial de Dança Flamenca, realizada no Espaço Arte Em Tablado, encerrou as atividades de sexta-feira.

Já o segundo dia do evento, sábado (09/03), contou com as presenças de prefeitos e prefeitas das Estâncias Turísticas Paulistas e do secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, Roberto de Lucena. No encontro, houve a leitura e votação da Ata de Eleição da Aprecesp 2024, a apresentação do resumo das ações realizada pela Associação, a assinatura de Carta de Apoio ao Creditur, entre a Aprecesp e a Secretaria Estadual, além de informes sobre o Dadetur. O objetivo do encontro foi promover uma troca de experiências entre os gestores municipais, e assim contribuir para o fortalecimento do turismo no Estado de São Paulo.

O Secretário de Turismo de Itu, César Calixto, ressaltou que “o encontro promove a estância de Itu e possibilita a troca de experiências entre as cidades estâncias, fortalecendo o Estado de São Paulo como importante destino turístico brasileiro”. Para o secretário, “Itu se posiciona à frente no ranking do turismo estadual e mostra que sabe receber com excelência dos turistas”. Após o termino da reunião, os participantes participaram de almoço e visita às galerias da do FAMA (Fábrica de Artes Marcos Amaro) Museu.

Saiba mais sobre a reinauguração do Espaço Cultural “Almeida Júnior” acessando o link: https://itu.sp.gov.br/espaco-almeida-junior-retoma-grandeza-e-valoriza-patrimonio-ituano/