HomeNotíciasItu é uma das 10 cidades brasileiras mais preparadas para o 5G

Itu é uma das 10 cidades brasileiras mais preparadas para o 5G

Imagem aérea mostra a cidade de Itu, uma das mais preparadas para o 5G

A afirmação vem de um estudo da Conexis, que avaliou adequação das instalações de infraestrutura dos municípios

Itu é uma das 10 cidades de todo o Brasil que se mostra mais preparada para receber a tecnologia 5G, de acordo com pesquisa divulgada nesta quarta-feira (13/09) pela Conexis. A lista aponta as localidades mais propícias para a instalação e expansão da infraestrutura de telecomunicações. A relação conta com outros oito municípios paulistas e somente uma capital brasileira, que é Porto Alegre no Rio Grande do Sul.
De autoria da consultoria Teleco, a pedido da Conexis Brasil, o levantamento avaliou mais de 200 cidades do país com população acima de 150 mil habitantes. O estudo levou em consideração a celeridade dos municípios em liberar a instalação de antenas no prazo de até 60 dias e a simplificação de procedimentos administrativos, além da definição de documentação e taxas para o licenciamento, dentro do que determina a Lei Geral das Antenas, publicada em 2015.
Em janeiro deste ano, Itu já se destacou por estar entre as 78 cidades brasileiras de médio porte (até 500 mil habitantes) autorizadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) a fornecer a tecnologia 5G, na faixa 3,5 GHz. Todo esse avanço só foi possível, pois o governo municipal ituano, foi um dos primeiros do país a adequar sua legislação para facilitar a chegada desta tecnologia.
Tecnologia 5G
Com o 5G, os usuários poderão ter um aumento na velocidade das transmissões, a maior capacidade das antenas, onde os downloads ocorreram em questão de segundos. O prazo da instalação efetiva desta tecnologia depende da operadora que implantará o serviço.

Confira notícias semelhantes acessando o link https://itu.sp.gov.br/estudo-da-usp-ufscar-e-fatec-colocam-itu-entre-os-21-municipios-com-melhor-qualidade-de-vida-do-estado/