06/04/2024
HomeNotíciasEstudo da USP, Ufscar e Fatec colocam Itu entre os 21 municípios com melhor qualidade de vida do Estado

Imagem mostra o prefeito Guilherme Gazzola com o Certificado de Mérito pelo nível de desenvolvimento alcançado, colocando Itu entre os 21 municípios com melhor qualidade de vida do Estado

Material apresenta avaliação do nível de desenvolvimento socioeconômico dos municípios do Estado de São Paulo com população acima de 100 mil habitantes

Itu está entre os 21 municípios com a melhor qualidade de vida do Estado de São Paulo de acordo com o estudo “Comparação do nível de desenvolvimento dos municípios paulistas de maior porte”, divulgado pelo Núcleo de Estudos das Cidades (NEC), coordenado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Carlos (Ufscar) e da Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec). O trabalho apresenta dados comparativos das principais áreas associadas ao nível de desenvolvimento socioeconômico de 81 municípios paulistas com população acima de 100 mil habitantes, considerando três cenários: Cenário  1 – acima de 200 mil habitantes (constituído por 41 municípios), Cenário 2 – acima de 100 mil habitantes e abaixo de 200 mil (constituído por 40 municípios) e o Cenário 3 – acima de 100 mil habitantes (constituído pelos 81 municípios).A pesquisa desenvolvida pelos núcleos universitários tem o objetivo de evidenciar a situação dos municípios no presente momento, levando em conta a situação média dos últimos anos e avaliar a condição de desenvolvimento humano das cidades. Os principais indicadores levados em conta são a representatividade, transparência, atualidade e confiabilidade. Na comparação com os municípios paulistas de sua categoria (Cenários 2 e 3), Itu se destaca principalmente nos seguintes quesitos: Meio Ambiente (1º lugar nos Cenários 1 e 2); Pontuação do Programa Município Verde Azul (3º lugar no Cenário 2); Execução Orçamentária (4º lugar nos Cenários 2 e 3 ); Economia (5º lugar no Cenário 2); Porcentagem de População Ocupada (7º lugar no Cenário 2); Segurança (9º lugar nos Cenários 2 e 3 ); Saúde (11º lugar no Cenário 2); CLASSIFICAÇÃO GLOBAL – MÉTODO NEC – Saúde, Educação, Segurança, Meio Ambiente,Mobilidade, Economia e  Finanças Públicas (12º lugar no Cenário 2 e 18º no Cenário 3), entre outros.O documento permite conhecer o desempenho de cada área e dos parâmetros (indicadores) que a compõem em comparação com outros municípios, bem como acompanhar a evolução do desempenho ao longo do tempo, informações de grande relevância para a alocação racional de recursos e a avaliação dos resultados das ações empreendidas. O estudo foi coordenado pelo professor Antonio Clóvis Pinto Ferraz (Coca), da Escola de Engenharia de São Carlos, com a participação dos professores José Leomar Fernandes Júnior (também EESC-USP), Fernando Hideki Hirouse, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), e Magaly Natalia Pazzian Vasconcellos Romão (Fatec-Jaú), que destacaram a importância dos comparativos para definição e acompanhamento das políticas de desenvolvimento, por parte do governo municipal, estadual e federal.O estudo completo pode ser conferido aqui: https://eesc.usp.br/comunicacao-admin/wp-content/uploads/2022/07/Comparacao-do-Nivel-de-Desenvolvimento.pdfDestaquesPara obtenção dos resultados na área do Meio Ambiente foi utilizada a pontuação obtida no Programa Município Verde Azul (PMVA) do governo do estado de São Paulo, que leva em conta os principais fatores associados ao Meio Ambiente: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental. Neste quesito, a cidade de Itu se destaca em diversas frentes como os programas “Adote uma Nascente” e “Adote uma Praça”, as constantes ações de educação ambiental e plantios, a atualização dos planos de manejo das áreas de proteção permanentes (APA) e o Plano de Bioeconomia de Itu que, na última sexta-feira (12/05), foi tema de discussão no evento Green São Paulo – Itu.A sustentabilidade econômico-financeira (desempenho na gestão dos recursos) foi avaliada com base no resultado da execução orçamentária (diferença entre a receita e a despesa expressa em porcentagem da receita). Neste caso, os valores da receita e da despesa foram obtidos no site do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo. Foi considerada a média aritmética dos valores relativos aos anos de 2019, 2020 e 2021. A transparência sempre foi um dos principais preceitos da gestão municipal, bem como proporcionar ambiente seguro para negócios e investimentos, que podem ser destacados pelo programa municipal “Desenvolve Itu”, instituído pela lei complementar Nº 35, de 29 de maio de 2019.Para a área de economia foram considerados os seguintes parâmetros: PIB per capita, valor médio do salário formal, porcentagem da população ocupada, pontuação do parâmetro riqueza do Índice Paulista de Responsabilidade Social (IPRS) e taxa de motorização. Itu se destaca em porcentagem da população ocupada, que corresponde ao contingente de pessoas que se encontra trabalhando, seja como empregado registrado ou autônomo (formal ou informal). Reflete o nível de emprego/desemprego no município. É expresso em porcentagem em relação à população total e corrobora um estudo recente da FGV (Fundação Getulio Vargas) que aponta a cidade de Itu como a 46ª mais rica do país, considerando localidades com mais de 50 mil habitantes. A Secretaria Municipal do Emprego, instituída nesta gestão, é preparada para direcionar os munícipes às vagas de trabalho, orientar aqueles que desejam investir em qualquer modalidade e direcionar o interessado aos cursos profissionalizantes oferecidos gratuitamente pelo município.