HomeNotíciasHospital da Criança inaugura Lab Bebeteca em parceria com Instituto Tecendo Infâncias

Imagem mostra o Prefeito Guilherme Gazzola, junto aos Secretários de Planejamento Gilmar Pereira e a Secretária de Saúde Janaina Camargo com os integrantes do Instituto Tecendo Infância em momento de entrega da Lab Bebeteca no Hospital da Criança.

Entrega do equipamento Lab Bebeteca fez parte da programação da Semana do Bebê e do Brincar da Prefeitura de Itu

O Hospital da Criança de Itu, inaugurado em maio de 2022 pelo atual governo municipal, recebeu nesta quarta-feira (22/05) a cessão de uso de uma Lab Bebeteca – no espaço da Brinquedoteca – em parceria com o Instituto Tecendo Infâncias. O equipamento, cuja entrega fez parte da programação da Semana do Bebê e do Brincar, foi criado para acompanhar diferentes etapas do crescimento das crianças e planejada para proporcionar uma infinidade de experiências de aprendizagem, além de amenizar a experiência hospitalar dos pequenos.  O evento contou com a participação do prefeito de Itu, Guilherme Gazzola, da vereadora Célia Rocha, da secretária municipal de Saúde, Janaína Guerino de Camargo, da presidente e da diretora executiva do Instituto, Maíra Gazzola Schincariol e Adriane Menna Barreto, respectivamente.

Sobre a Lab Bebeteca, a diretora executiva do Tecendo Infâncias destacou os mobiliários de brincar e materiais pedagógicos que transformam o espaço em um ambiente de descobertas, sonhos, brincadeiras e aprendizado. “Aqui, as crianças encontrarão desafios motores que incentivam a exploração autônoma, brinquedos e materiais que estimulam a criatividade, livrinhos e jogos. A flexibilidade do espaço permite que ele se adapte às necessidades e interesses dos pequenos, criando um ambiente acolhedor tanto para elas quanto para os adultos que as acompanham”, enfatizou Adriane.

A secretária municipal da Saúde contou que, além da inauguração da Lab Bebeteca, a parceria com o Instituto Tecendo Infâncias vai proporcionar uma formação para os profissionais da Prefeitura de Itu que trabalham com a primeira infância para garantir que o equipamento seja bem utilizado e aproveitado pelas crianças. “O Tecendo Infâncias é nosso parceiro desde a formatação do Plano Municipal pela Primeira Infância e esta é mais uma forma de prover experiências lúdicas e de crescimento sensório-motor para os pequenos, especialmente os que se encontram internados no Hospital da Criança”, declarou Janaína.

Quem também ressaltou a importância do acordo de cooperação técnica com o Instituto foi o prefeito de Itu, que agradeceu a disponibilização da Lab Bebeteca para o Hospital da Criança. “Tenho certeza que esse equipamento lúdico vai ser parte fundamental do desenvolvimento das crianças que aqui estão. Através das análises do resultado desta experiência podemos expandir o projeto para outros locais públicos. Eu fico muito feliz por estarmos no caminho certo pela primeira infância de Itu”, finalizou Gazzola.

Também participaram da inauguração as representantes da “Descobrir Brincando”, Ana Maria Bastos e Ana Amélia Junqueira Prevatto Machado, responsáveis pela construção da Lab Bebeteca e o presidente do Instituto de Gestão Administração e Pesquisa em Saúde (Igaps), Luís Marcelo Vieira e o diretor geral do Igaps, Marcelo Queiroz Alcaraz.