14/06/2024
HomeNotíciasRealizada formatura dos alunos de curso da GCM

Realizada formatura dos alunos de curso da GCM

Imagem mostra os alunos em posição de sentido em formatura do curso da GCM.

A cerimônia de formatura dos alunos aprovados na Fase da Investigação Social e Primeira Fase do Curso de Formação, Treinamento e Capacitação Física da Guarda Civil Municipal de Itu (GCM) ocorreu na manhã desta quarta-feira (2205). O prefeito Guilherme Gazzola enfatizou a importância da Corporação e comentou que as forças de segurança são sempre as primeiras a serem acionadas em situações de emergência, o que causa orgulho, mas também muita responsabilidade.

O chefe do Executivo ituano ressaltou que para estar entre as dez cidades mais seguranças do Brasil, posição ocupada por Itu, é preciso ter comando, inteligência, equipamento e gente e que a Guarda Municipal, “os nossos homens de azul”, são bem formados.

Durante a solenidade, o prefeito e o secretário de municipal de Segurança Pública, Trânsito e Mobilidade Urbana, Hércules Ferrari Domingues da Silva, agradeceram aos agentes de trânsito e guardas civis municipais que atuam no policiamento de trânsito diariamente. Foi mencionado ainda que estamos no mês destinado para incentivar e propagar a segurança no trânsito, denominado Maio Amarelo. O tema do Maio Amarelo deste ano é “A paz no trânsito começa por você”.

O movimento Maio Amarelo nasceu há mais de dez anos com a proposta de chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no transito em todo o mundo. Trata-se de um movimento internacional de conscientização para redução de sinistros de trânsito, pensando num trânsito seguro para todos em qualquer situação.

O secretário de Segurança comentou que os investimentos feitos pela atual administração municipal auxiliaram a diminuir as estatísticas de acidentes no trânsito em nossa cidade. Também agradeceu ao diretor de Mobilidade da pasta, Hélio Tomba, pela dedicação diuturna e ressaltou que tudo o que é feito no trânsito em Itu é resultado de muito estudo sempre com o objetivo de evitar acidentes e conscientizar a população.

Hércules parabenizou os guardas civis municipais que atuam no trânsito local, os formandos e os instrutores. Mencionou ainda o trabalho viabilizado pela parceria entre as diversas secretarias municipais e citou os projetos de Segurança Escolar (aprovado pelo Governo Federal) e o Espaço Cuidar – Ambulatório da Guarda Civil Municipal, desenvolvidos respectivamente em conjunto com os secretários Gilmar Pereira (Planejamento e Gestão de Projetos) e Janaina Camargo (Saúde), que também prestigiaram a formatura.

Entre as demais autoridades que prestigiaram o evento estavam os vereadores Célia Rocha e Mané da Saúde, o comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar do Quinquagésimo Batalhão de Itu, Capitão PM Carlos Eduardo Guará Carrilho, o Tenente Peixoto, que representou o comandante do 2º Grupo de Artilharia de Campanha – Regimento Deodoro, Tenente Coronel Marcellus Armindo Ribeiro Nogueira, o secretário adjunto de Segurança, Rovaldo Martins Leite, e o comandante da GCM de Itu, Inspetor GCM Wederson Brito Silva.