08/04/2024
HomeMeio AmbienteHora Verde contou com o plantio de mais de 480 mudas de árvores nativas

Hora Verde contou com o plantio de mais de 480 mudas de árvores nativas

Como parte da programação da Semana da Árvore, organizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Itu, nesta sexta-feira (24/09), ocorreu a Hora Verde, que conta com a participação de toda a população fazendo o plantio de mudas de árvores nativas por toda a cidade. A ação contou também com a participação de 20 escolas entre municipais, estaduais e particulares.
Mais de 480 mudas foram plantadas de espécies da Mata Atlântica e do Cerrado Paulista, como ipês, sibipirunas, tamarindos, araçás, cerejas do rio grande, quaresmeiras entre muitas outras, próprias para calçadas, praças ou chácaras. As mudas foram doadas pelo viveiro municipal, que fez parte dessa iniciativa.
Um dos plantios ocorreu no jardim da Prefeitura e outro no Cras (Centro de Referência e Assistência Social) Frei Alípio, no Cidade Nova, ambos com a presença de funcionários do local, da Defesa Civil e seus filhos.  A população que participou e enviou fotos para o Whatsapp da Prefeitura, teve suas fotos publicadas nas redes sociais durante o dia da Hora Verde.

Click Verde
Para quem se interessar em plantar uma muda de árvore existe o Click Verde, um programa de doações de mudas para os munícipes que queiram plantar e cuidar de árvores, deixando a cidade mais verde e bonita.
Cada pessoa tem o direito a receber três mudas de espécies nativas e que se adaptem ao local onde serão plantadas, como calçadas, quintais, áreas verdes, com ou sem fiação aérea passando por perto.
O intuito do Click Verde é estender as ações de plantio realizadas na cidade, levando toda população a participar, ampliando os espaços arborizados e contribuindo com o clima e fornecendo alimento para pequenos animais e insetos.
Para receber as mudas os interessados deverão entrar na página da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, no site da Prefeitura de Itu e acessar o link Click Verde, preenchendo os dados solicitados. A equipe da Secretaria entrará em contato para informar as mudas adequadas que serão ofertadas e quando poderão ser retiradas.