Widget Image
Secretarias
24/03/2024
HomeCulturaFuncionários municipais fazem capacitação em Técnicas Vernaculares Construtivas

Funcionários municipais fazem capacitação em Técnicas Vernaculares Construtivas

Nos dias 05 e 06 de outubro, ocorreu o curso de capacitação em Técnicas Vernaculares Construtivas – Taipa de Pilão, oferecido para funcionários da Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria de Cultura e do Patrimônio Histórico. A capacitação foi conduzida pelo Professor Doutor Marcos Tognon, da Unicamp (Universidade de Campinas), especialista em Taipas e Patrimônio Histórico.

O intuito é qualificar e oferecer conhecimento dessa prática construtiva histórica no município, com ideia de utilização contemporânea de mestres taipeiros. Funcionários das secretarias de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Cultura e do Patrimônio Histórico, Planejamento e Turismo, Lazer e Eventos tiveram aulas teóricas e práticas e, durante as aulas práticas realizaram a construção de um banco em taipa que ficará ao lado da sede da Secretaria de Meio Ambiente, localizada no Parque Ecológico Taboão.

A Técnica Vernacular Construtiva é uma forma de construção que usa materiais locais, técnicas tradicionais e adequadas ao ambiente como taipa (pau-a-pique), madeira, pedras, bambu entre outros.