26/04/2024
HomeGestões AnterioresGuarda Municipal de Itu completa 29 anos com a presença de autoridades locais

Guarda Municipal de Itu completa 29 anos com a presença de autoridades locais

O prefeito Antonio Tuíze e o vice-prefeito Neto Beluci participaram, na tarde da última quinta-feira (29/10), das comemorações pela passagem do 29° aniversário da Guarda Civil Municipal de Itu. Na oportunidade, foi realizada uma homenagem aos GCMs e a entrega de nove certificados, marcando a formação dos novos oficiais que ingressaram na instituição, em julho deste ano.

O evento foi realizado na sede da GCM, e contou com as presenças da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funssol) de Itu, Zélia Vaccari Gomes, dos vereadores Givanildo Soares da Silva e Eduardo Ortiz, do secretário municipal de Segurança, Trânsito e Transportes, coronel Marco Antonio Augusto (responsável pela pasta e representando os demais secretários municipais presentes), além de outras civis e militares, familiares e amigos dos GCMs homenageados.

A Guarda Civil Municipal de Itu foi criada pela Lei Municipal n° 2.827, de 30 de junho de 1986, e faz parte da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte. A data de criação também corresponde à formatura dos primeiros oficiais da guarda ituana.

A corporação foi atualizada com uma nova diretriz e filosofia de trabalho, através de curso ministrado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), proporcionando aos GCMs um amplo conhecimento, para melhor atender a população Ituana.

A GCM sempre teve um papel relacionado à proteção do patrimônio físico do município (prédios públicos, escolas, parques, etc.). Isso se dava em virtude da interpretação restritiva do art. 144, parágrafo 8º da CF/88: as guardas municipais são destinadas à proteção dos “bens, serviços e instalações” dos municípios. Com a aprovação da Lei n°13.022 de agosto de 2014, ampliou-se essa interpretação, prevendo que as Guardas Municipais possam colaborar de forma mais intensa com a Segurança Pública nas cidades, atuando em parceria com as Polícias Civil, Militar e Federal. A Guarda Municipal de Itu tem como sua principal meta e objetivo, servir socialmente à população ituana.

Texto e fotos: Rafael Bortoleto/Prefeitura de Itu

(03/11/15)