Widget Image
Secretarias
22/03/2019

Caime


O Caime nasceu do desejo de oferecer serviço de qualidade aos idosos do município de Itu. Projeto inovador, inspirador e inédito, pois utiliza o espaço do Centro de Convivência do Idoso para integrar os serviços de saúde, reabilitação e socialização em nível municipal.
O envelhecimento da população brasileira trouxe mudança no perfil demográfico e epidemiológico em todo País, que requerem respostas das Políticas Sociais. O município de Itu, com a implantação do Caime, estabelece compromissos com a saúde da população idosa de nossa cidade, visando uma vida mais saudável e uma melhor qualidade de vida.
O objetivo do Caime é prestar assistência multidisciplinar ambulatorial, através de ações de prevenção, diagnóstico, terapia, reabilitação e de atividades no Centro de Convivência da Melhor Idade, estimulando o envelhecimento ativo.
O serviço contará com atendimentos médico e odontológico especializados, enfermagem, nutricionista e fisioterapia. Os pacientes idosos em situação de risco serão triados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para avaliação em ambulatório e serão direcionados para as atividades da Melhor Idade; e os frequentadores do Centro de Convivência que necessitarem também serão encaminhados, após avaliação nas UBSs, para o Caime.
O projeto já foi apresentado para o Ministério da Saúde e para o Governo do Estado de São Paulo, e houve interesse em conhecer melhor esse atendimento. Vale ressaltar que é uma grande conquista para Itu a presença desse serviço, pois servirá para que outros municípios também façam o mesmo.

Centro de Convivência da Melhor Idade
Endereço: Rua Cláudio Fonseca, 338 – Parque Nossa Senhora da Candelária.
Telefone: 4013-2017