HomeNotíciasFeira de adoção de animais ocorre neste sábado

Feira de adoção de animais ocorre neste sábado

Imagem mostra um gato filhote na cor caramelo. Este será um dos animais que estarão na feira de adoção.

O objetivo da feirinha de adoção é reduzir o abandono de animais no município

A Prefeitura de Itu, por meio do Centro de Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde, realiza neste sábado (01/04), mais uma edição da feira de Adoção de Animais Felinos e Caninos. A ferinha será realizada na Praça da Independência (Carmo), das 9h às 14h, tendo por objetivo reduzir o abandono de animais no município. Os interessados poderão adotar cães ou gatos, filhotes ou adultos, mediante compromisso de posse responsável. Os animais adotados serão chipados e terão castrações agendadas.

Estudos comprovam que o convívio com animais proporciona diversos benefícios às pessoas como a melhora nos relacionamentos, diminuindo o estresse e a solidão. Os animais também são excelentes companhias para a prática de atividades físicas.

Adoção com Posse Responsável
A Adoção com Posse Responsável tem grande importância para a Saúde Pública. Esse programa tem apoio da Secretaria Estadual da Saúde e do Instituto Pasteur, pois diminui o risco de agravos para a população, uma vez que o animal recolhido da rua passa a ter proprietário devidamente orientado pelos profissionais do CCZ, em como cuidar do animal, comprometendo-se a assumir uma série de deveres centrados no atendimento das necessidades físicas, psicológicas e ambientais do animal adotado, assim como prevenir os riscos (potencial de agressividade, transmissão de doenças, ou danos a terceiros) que seu animal possa causar.
A metodologia usada baseia-se na adoção de animais adultos no próprio CCZ após triagem, e os animais mais jovens são selecionados para Feira de Adoção, realizada 01 vez ao mês, aos sábados, em praça pública central da cidade. O CCZ também realiza Feira de Adoção quando solicitado por empresas, estabelecimentos comercias ou eventos específicos para cães e gatos.
A adoção é permitida somente para adultos, mediante o preenchimento e assinatura do “Termo de Posse responsável” onde a pessoa se compromete legalmente a cuidar bem do animal.

Acesse o link para saber mais sobre a Zoonoses: https://itu.sp.gov.br/saude/zoonoses/