HomeEducaçãoAr condicionado está chegando para todas salas de aula do Fundamental

Ar condicionado está chegando para todas salas de aula do Fundamental

Imagem mostra sala onde estão armazenados os aparelhos de ar condicionados em caixas de papelão.

Até o início do ano letivo de 2024, 100% das salas do Fundamental da Rede Pública Municipal estarão climatizadas com a instalação dos aparelhos de ar condicionado

A Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Educação, já iniciou a instalação de aparelhos de ar condicionado nas salas de aula do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal. Ao todo, serão beneficiadas mais de 400 salas de aula em 72 unidades escolares na cidade. A previsão é a de que, até o início do ano letivo de 2024, 100% das salas do Fundamental já estarão climatizadas.
Até o final do processo, serão investidos R$ 3,7 milhões de recursos próprios da Prefeitura de Itu, contando ainda com repasse de cerca de R$ 275 mil do Estado proveniente de emenda parlamentar da deputada estadual Monica Seixas do Movimento Pretas. Os aparelhos são da mais alta tecnologia, com potências entre 12000 a 60000 BTUs, variando de acordo com a dimensão dos espaços e grau de insolação. Todos apresentam nota A no selo Procel, trazendo maior economia, sistema EcoInverter e filtros autolimpantes.
No momento, 300 aparelhos já foram adquiridos e estão sendo implantados gradualmente. Nas novas escolas, entregues pela atual gestão municipal, os aparelhos operam com energia proveniente de placas fotovoltaicas, que aproveitam a luz solar. Junto à colocação do ar condicionado, que está sendo realizada por uma empresa especializada na área, as escolas estão passando por uma minuciosa revisão da parte elétrica, visando garantir o perfeito funcionamento da climatização e evitar quaisquer problemas neste aspecto.
“Além do conforto às crianças, a sala de aula com a temperatura adequada favorece para o melhor aprendizado e influencia até na saúde dos estudantes”, comenta Plinio Bernardi Júnior, secretário municipal de Educação. “Nosso investimento neste sentido teve início nas construções das novas escolas, que entregamos recentemente já com salas climatizadas. Estamos expandindo este benefício para as demais unidades do Fundamental e, futuramente, pretendemos levar para o restante da Rede”, disse.