Widget Image
Secretarias
21/04/2019
HomeCulturaDocumentário “Chega de Fiu Fiu” exibido no Cineclube de Itu

Documentário “Chega de Fiu Fiu” exibido no Cineclube de Itu

Cineclube de Itu, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, apresenta na sexta-feira (22/03), o documentário “Chega de fiu fiu” dirigido pelas cineastas Amanda Kamanchek Lemos e Fernanda Frazão. A exibição é gratuita e ocorre a partir das 19h30, no CEU Jardim Vitória.

Em julho de 2013, o coletivo Think Olga, lançou na internet a campanha “Chega de fiu fiu”, com o objetivo de combater o assédio sexual contra as mulheres nos espaços públicos. A iniciativa de Juliana de Faria, fundadora da organização, deu tão certo que o projeto deu início ao Mapa “Chega de fiu fiu”, uma plataforma colaborativa com relatos de violência em pontos de cidades brasileiras.

Inspiradas nessa iniciativa, as diretoras Amanda Kamanchek Lemos e Fernanda Frazão decidiram fazer um documentário abordando a temática da campanha, que também dá nome ao longa-metragem.

Por meio de imagens coletadas por câmeras escondidas, o documentário apresenta o dia a dia de três mulheres com vidas distintas, vendo como a violência de gênero é constantemente praticada no espaço público urbano. Especialistas discutem o assunto, buscando encontrar respostas e alternativas para a uma questão fundamental: se as cidades foram feitas para as mulheres.

Serão distribuídos 70 ingressos uma hora antes da exibição e a classificação indicativa é de 14 anos.  CEU Jardim Vitória fica na Rua 13 de Outubro s/nº, Jardim Vitória.