26/04/2024
HomeCultura3ª Semana da Conscientização Turística será em maio

3ª Semana da Conscientização Turística será em maio

Imagem mostra uma das salas do Espaço Cultural Almeida Júnior, local em que ocorrerá a 3ª Semana da Conscientização Turística

A Prefeitura de Itu, por meio de sua Secretaria de Turismo, Lazer e Eventos, promove a 3ª Semana da Conscientização Turística, entre os dias 08 e 11 de maio. Neste ano, o evento terá como homenageados, com o Diploma de Mérito Turístico, o Instituto Kobra de Arte e Cultura e o FAMA Museu. As entregas dos diplomas serão realizadas no dia 08/05, às 20h, no Espaço Cultural Almeida Júnior, junto à abertura de uma exposição que celebra a vida e a arte do pintor ituano José Ferraz de Almeida Júnior, ícone brasileiro com reconhecimento mundial.

Na mostra, oferecida pela Secretaria Municipal de Cultura e do Patrimônio Histórico, estarão reproduções de algumas das mais conhecidas obras do artista, que se destacou por retratar a tradicional e bucólica cultura caipira através de suas pinturas. Entre as telas, estão Nhá Chica, Amolação Interrompida, Caipiras Negaceando, Apertando o Lombilho, Violeiro, Cozinha Caipira, Cascata de Votorantim, Autorretrato e Caipira Picando Fumo.

Outra atração de destaque da 3ª Semana da Conscientização Turística será a vinda do Projeto “Clássicos em Cena”, trazendo um concerto gratuito com o Grupo La Follia, no dia 10/04 a partir das 20h, também no Espaço Cultural Almeida Jr. Com realização da Direção Cultura Produções, oferecimento do Ministério da Cultura e patrocínio do Itaú Unibanco, a apresentação, permeada com comentários do maestro Parcival Módolo, será dedicada a compositores de obras conhecidas do grande público, como Vivaldi e Joseph Haydn. O  grupo La Follia é formado por Helena Jank (cravo), Rogério Peruchi (flauta), Glaucia Pinotti (violino) e Cristina Geraldini (violoncelo).

Confira a programação completa da 3ª Semana da Conscientização Turística, no Espaço Cultural Almeida Júnior:

08 de maio, quarta-feira, às 20h
Entrega do Diploma de Mérito Turístico e Abertura da Exposição Almeida Jr, às 20h

09 de maio, quinta-feira, às 20h
Palestra “Itu 50 anos de Exageros: um recorte por trás da história dos objetos mais emblemáticos da cidade”

10 de maio, sexta-feira, às 20h
Apresentação Clássicos em Cena: “La Follia”

11 de maio, sábado, às 10h
Inauguração do Centro de Atendimento ao Turista – CAT.

Confira notícias semelhantes, acesse o link: https://itu.sp.gov.br/espacos-culturais-em-itu-sao-mapeados-para-o-rota-das-artes/