HomeMeio AmbienteCurso Jardim de Chuvas ocorre no Parque Taboão em outubro

Curso Jardim de Chuvas ocorre no Parque Taboão em outubro

A Fundação SOS Mata Atlântica, em parceria com a Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, realiza no dia 05 de outubro, das 8h30 às 12h30, o curso de implantação do primeiro jardim de chuvas em área pública, que ocorre no Parque Ecológico do Taboão.

Trata-se de uma obra de engenharia verde, na qual será criado um espaço mais permeável, estrategicamente instalado com a finalidade de acolher um volume de água pluvial e garantir a sua impermeabilização. Para participar, faz-se necessário se inscrever pelo link http://bit.ly/465QSzS.

A iniciativa consiste na implantação conjunta, registro e elaboração de um vídeo do passo a passo de como implantar, além da realização do curso para profissionais e interessados na área ambiental.

Vale ressaltar que o projeto leva em conta o volume de água produzido numa área e a condição de permeabilidade do solo. Uma escavação é feita no solo e sucessivas camadas vão sendo acomodadas. A camada mais profunda de matacão (rachão), seguida por camadas de brita lavada. Bem próximo à superfície, uma camada de areia e por fim, uma camada de substrato (terra) e cobertura vegetal (palha). Nesta última camada é que são plantadas as espécies de plantas que contribuirão no paisagismo, drenagem do solo e alimentação.

Essa tecnologia verde faz parte do Plano Diretor municipal, aprovado em fevereiro de 2023, e recomendada aos empreendimentos implantados em áreas de mananciais e de recarga de bacia, além de áreas sujeitas à inundação e/ou assoreamento dos corpos d água.