HomeCulturaCine Clube de Itu exibe longa metragem Barravento

Cine Clube de Itu exibe longa metragem Barravento

A exibição acontece no Centro Ituano de Letras e Artes (CILA).

O Cineclube de Itu, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, exibirá nesta sexta-feira (27/05), às 19h30, no Centro Ituano de Letras e Artes (CILA), o filme Barravento. No local haverá ainda uma roda de conversa.

Com exibição gratuita, o longa metragem, rodado em 1962, será apresentado em homenagem a um dos principais cineastas precursores do movimento “Cinema Novo”, Glauber Rocha.

O filme se passa numa vila litorânea da Bahia, com uma comunidade de pescadores de xaréu, descendentes de africanos marcados com a escravidão. Sob a direção de Glauber Rocha, Barravento se tornou um experimento cinematográfico, um aprofundamento no caminho das ideias do cinema novo, que teve início entre os anos 50 e 60, resumido na celebre frase “Câmera na mão e ideia na cabeça”.

Serviço:
Filme: Barravento
Data: 27 de maio de 2022
Local: Centro Ituano de Letras e Artes (CILA)
Endereço: Praça Conde de Parnaíba – Centro – Itu
Faixa etária recomendada: Acima de 12 anos