HomeCulturaExposição “Imagens da Convenção” começa nesta terça-feira

Exposição “Imagens da Convenção” começa nesta terça-feira

A partir das 19h30 desta terça-feira (23/04) estará aberta, no Museu Republicano “Convenção de Itu”, a exposição “Imagens da Convenção: Circulações Contemporâneas”. A exposição é parte das comemorações dos 140 anos da Convenção de Itu, 90 anos de abertura do Museu Republicano e 50 anos de integração do Museu Paulista e Museu Republicano à USP.
A organização da exposição ficou a cargo do educativo do Museu Republicano que vem desenvolvendo o projeto “Memórias da Convenção”, cujo objetivo consiste em mapear o uso e entender o significado da palavra Convenção na atualidade de Itu e região. Os primeiros resultados da pesquisa, que continua em desenvolvimento, possibilitaram a montagem da exposição com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Itu e Direção da Escola Municipal “Convenção de Itu”.
Nesta exposição é possível observar o uso da palavra “Convenção” em mais de quinze diferentes lugares instituições, estabelecimentos e produtos comerciais como ecos daquela reunião de 18 de abril de 1873, realizada no prédio onde hoje está o Museu Republicano, e que deu origem ao Partido Republicano Paulista e ficou conhecida como “Convenção de Itu”.
A circulação dessas representações no cotidiano reforça o papel da Cidade de Itu na história da Proclamação da República, mas também pode ter inúmeros sentidos. Uma reunião, um lugar, uma escola, uma música, um gosto, um caminho.
A exposição pode ser visitada gratuitamente, até dezembro, no Museu Republicano “Convenção de Itu”, das 10h às 17h, Rua Barão de Itaim, 67, Centro, Itu.

Foto e texto: Renata Guarnieri