HomeSegurançaAutoridades visitam exposição sobre conscientização no trânsito

Autoridades visitam exposição sobre conscientização no trânsito

O prefeito Guilherme Gazzola e o diretor de Mobilidade da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e Rural, Hélio Tomba Júnior, visitaram nesta sexta-feira (10/06), a exposição fotográfica “Motociclista esperto faz o que é certo”. Promovida pela AB Colinas, concessionária do Programa de Concessões Rodoviárias do Estado de São Paulo, a exposição gratuita pode ser vista até o próximo dia 26 de junho, na Prefeitura, no corredor próximo ao PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador).

A exposição, que visa conscientizar os usuários das rodovias sobre as principais causas de acidentes e como evitá-los, está composta por 16 telas e mostra ao público imagens reais de como ficaram as motocicletas envolvidas em acidentes que levaram a óbito o condutor ou o passageiro da moto. Junto às imagens, as telas também apresentam informações relevantes como de que, em 2021, no Estado de São Paulo, cinco motociclistas morreram por dia em decorrência de acidentes, número que faz dessa categoria a líder no ranking.

Para o diretor de Mobilidade da Secretaria Municipal de Segurança, Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana e Rural, Hélio Tomba Júnior, a exposição é uma ação importante na busca diária por um trânsito mais seguro. “Nós trabalhamos diariamente para proporcionar um trânsito mais seguro para todo cidadão ituano. Para melhorarmos o nosso trânsito, além das ações que realizamos, entendemos que a conscientização é papel fundamental para essa melhora. Atualmente os motociclistas estão entre as principais vítimas do trânsito, e essa exposição da AB Colinas serve para alertar a todos sobre os riscos existente e como se proteger e proteger os outros”.

Criada recentemente, a exposição foi apresentada ao público pela primeira vez durante o Maio Amarelo, mês de conscientização sobre o trânsito, que tem como objetivo incentivar o debate e o diálogo sobre um trânsito mais seguro em todas as esferas da sociedade. Entre os dias 5 e 19 de maio cerca de 270 mil pessoas que passaram pelo Polo Shopping Indaiatuba puderam prestigiar a exposição, que também foi levada ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas, onde 6.000 colaboradores diretos e indiretos também foram impactados pelas imagens.