15/03/2024
HomeEsportesAbertas inscrições para curso e capacitação de treinadores pelo Comitê Paralímpico Brasileiro

A cidade de Itu sediará, nos meses de outubro e novembro, curso e capacitação para treinadores promovidos pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) em parceria com a Prefeitura de Itu, por meio da Secretaria Municipal de Esportes. As inscrições para o curso de Introdução ao Movimento Paralímpico e para as capacitações de treinadores nas modalidades atletismo, goalball e natação já estão abertas e podem ser efetuadas até o dia 15 de outubro pelas páginas htpps://www.itu.sp.gov.br/inscricoes/curso-de-introducao-ao-movimento-paralimpico/ ou https://www.itu.sp.gov.br/inscricoes/capacitacao-de-treinadores.
O público-alvo desses cursos é formado por profissionais de Educação Física, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, nutricionistas e demais profissionais da saúde. Serão 350 vagas para o curso Introdução ao Movimento Paralímpico e 30 vagas para cada uma das modalidades altetismo, goalball e natação.
O objetivo é proporcionar noções gerais sobre o movimento paralímpico para profissionais da área da saúde, estimular e fomentar a prática paradesportiva em Itu e região, bem como capacitar profissionais para o processo de ensino/aprendizagem e treinamento nas modalidades paralímpicas Goalball, Natação e Atletismo.
O curso de Introdução ao Movimento Paralímpico, ministrado pela professora Patrícia Silvestre de Freitas, será realizado em 28 de outubro, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no auditório da Prefeitura de Itu. A capacitação para treinadores tem a seguinte programação para os dias 11 e 12 de novembro, das 8h às 12h e das 14h às 18h: Goalball com o professor Alessandro Tosim, no Ginásio Primo Schincariol (teório e prático); Atletismo com o professor Fábio Leandro Breda, na sala Vip e pista de atletismo do Sesi/Itu (teórico e prático); Natação com o professor Alexandre Silva Vieira, no auditório da Secretaria de Esportes de Itu e Conjunto Aquático localizados no Estádio Dr Novelli Júnior (teórico e prático).

Peafa
Neste ano, a Prefeitura de Itu desenvolveu e implantou um projeto pioneiro na cidade que visa à inclusão social de crianças e adolescentes com deficiência por meio da prática de esportes. A intenção é transformar o município no primeiro polo nacional paradesportivo de desenvolvimento de jovens, de olho nas Paralimpíadas Escolares, considerado o maior evento paralímpico escolar do mundo.
Denominado Peafa (Programa de Esportes e Atividades Físicas Adaptadas) conta com suporte do Secom, Serviço Social da Indústria (Sesi) – Itu, e instituições/associações educacionais e esportivas locais destinadas a pessoas com deficiência, além do apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro nos cursos de capacitação de profissionais de Itu e região.
Como parte desse Programa e visando a capacitação dos profissionais envolvidos, o prefeito Guilherme Gazzola, o secretário municipal de Esportes, Douglas Boschetti e o diretor técnico da Secretaria de Esportes de Itu, professor Luis Felipe Castelli Correia de Campos, estiveram reunidos no Comitê Paralímpico Brasileiro, solicitando cursos específicos e estreitando os vínculos para aprimorar cada vez mais esse trabalho.